O nono e último encontro do subsídio Hora da Palavra em 2024 – para este mês de novembro – é um convite a tornar a família um espaço de diálogo de escuta para aqueles que estão inseridos nela e para quem se aproxima. O material oferecido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) conta com roteiros para grupos e famílias meditarem em cada mês do ano, a partir da metodologia da Leitura Orante da Bíblia.
“O diálogo é uma modalidade privilegiada e indispensável para viver, exprimir e maturar o amor na vida matrimonial e familiar.”, propõe o roteiro. “Toda pessoa precisa ser ouvida, precisa ter alguém que a escute e dê atenção às suas aspirações, seus sofrimentos e anseios diários. Enfim, todos precisamos que alguém nos acolha com amor e nos escute por um momento do dia. Acho esse o ponto essencial no diálogo: um fala e o outro escuta, depois, o outro fala e o primeiro escuta”, completa o texto.
Em outra parte, o material recorda a Exortação Apostólica Amoris Laetitia orienta como os casais devem agir para que o diálogo dê bons frutos. “O Papa Francisco nos chama atenção para a necessidade de que os casais tenham esse tempo de qualidade na família. Para isso, é preciso colocar-se no lugar do outro e interpretar a profundidade do seu coração, individuar o que o apaixona, e tomar essa paixão como ponto de partida para aprofundar o diálogo (AL, n. 136 e 138)”.
Confira aqui os áudios disponíveis para escutar durante os encontros: https://vidaefamilia.org.br/horadapalavra/