Cerca de 90 integrantes da Pastoral Familiar do Ceará participaram do I Simpósio no Regional Nordeste 1, realizado no último final de semana (16 e 17 de novembro). Estiveram presentes padres e representantes da Pastoral Familiar de todas as Dioceses do Regional. O casal coordenador regional, Rocha e Silvia; o assessor regional, padre Antônio Robério Martins, e diversos os padres assessores participaram do encontro. O objetivo do evento foi trazer questões familiares, culturais e emocionais para a discussão.
A convivência familiar, à medida que as gerações envelhecem, é marcada por um ciclo de amor, responsabilidade e desafios. Por isso, houve reflexão sobre o papel da mãe, especialmente quando ela já está na terceira idade. “O respeito é, sem dúvida, a base para manter a harmonia familiar e permitir que todos os membros possam viver de maneira plena e respeitosa, mesmo com suas individualidades”, disse Padre Cícero Cladson (Diocese de Crato).
O diálogo dentro do matrimônio, o cuidado e o aprofundamento em relação à preparação para o matrimonio, a missão e organicidade da Pastoral Familiar foram alguns dos temas abordados durante o primeiro dia.
A programação do domingo (17) começou com a celebração Eucarística, presidida pelo assessor Padre Robério. Na sequência, foi a vez de falar sobre o tema Família e Amizade. O Simpósio também trouxe uma reflexão sobre como as redes sociais têm impactado a vida das pessoas, na família e pastoral.