A Comissão Nacional da Pastoral Familiar lançou, nesta quarta-feira (21), o Itinerário para Casais em Nova União, subsídio que propõe um caminho junto às famílias que vivem nesta situação particular. A iniciativa ouviu o apelo do então Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Amoris Laetitia para a elaboração do material. O objetivo do subsídio é proporcionar encontros para acolher, acompanhar, discernir e integrar casais que desejam viver a fé na Igreja Católica.
“O ícone bíblico do Bom Pastor (Jo 10,11-18) resume a missão que Jesus recebeu do Pai: dar a vida pelas ovelhas. Esta atitude é um modelo, também, para a Igreja, que acolhe os seus filhos como uma mãe que oferece a sua vida por eles. Todos podem participar de alguma forma na vida eclesial. Há lugar para todos”, destacou o bispo de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Episcopal para Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Bruno Elizeu Versari.
“Do mesmo modo, todos os cristãos são chamados a imitar o Bom Pastor. Sobretudo as famílias cristãs, elas podem colaborar ocupando-se das famílias feridas, acompanhando-as na vida de fé da comunidade. Cada qual faça a sua parte assumindo a atitude do Bom Pastor, o qual conhece cada uma das suas ovelhas e não exclui nenhuma do seu amor infinito”, concluiu o presidente da Comissão Vida e Família.
Como vai funcionar?
A elaboração dos encontros foi feita, majoritariamente, por integrantes do setor Casos Especiais, com a participação de outros setores da Pastoral Familiar. A metodologia proposta leva em conta quatro ciclos: “Acolher”, “Acompanhar”, “Discernir” e “Integrar”. Cada um deles deve ser vivenciado por um semestre. No primeiro momento é sugerido promover um encontro de espiritualidade com casais em nova união, com critérios de participação previamente definidos pela Diocese ou Paróquia. A sugestão da Comissão Nacional da Pastoral Familiar é seguir a proposta do “BOM PASTOR: Itinerário para encontro de casais em nova união”, que faz parte do processo de construção deste novo material e acolhe casais com pelo menos cinco anos de vínculo e participação na comunidade onde mora.
Ao final do encontro, os participantes, que desejarem, devem ser organizados em pequenos grupos de aprofundamento da fé, privilegiando a organização pastoral da paróquia – pequenas comunidades ou capelas, conforme a realidade de cada paróquia. Os grupos podem ser constituídos de 4 ou 5 casais, de preferência com os que residem no mesmo bairro, com maior facilidade para se encontrarem.
A sugestão é de que as reuniões aconteçam quinzenalmente. As reuniões estão organizadas em cinco momentos: Leitura Orante, Ensinamento da Igreja, Fato da vida, Partilha em grupo e Propósito para vivência. Entre os encontros, e na transição de um ciclo para o outro, o grupo pode realizar outras atividades de espiritualidade, oração, formação, bem como participar das atividades da comunidade.
Adquira já
O Itinerário para Casais em Nova União já está disponível para aquisição na Loja da Comissão Nacional da Pastoral Familiar. O custo é de R$ 15. Acesse: https://www.lojacnpf.org.br/loja/produto.php?loja=337337&IdProd=631&iniSession=1&3
Também é possível também fazer o pedido pelo WhatsApp da CNPF: (61) 3443-2900