De acordo com o Índice de Conservadorismo Brasileiro, pesquisa realizada pelo instituto Ipsos-Ipec, 75% dos brasileiros são contra a legalização do aborto no Brasil. Já aqueles que aprovam a medida representam apenas 16% são a favor. Em comparação à última avaliação (2023), o levamento mostrou que a quantidade de pessoas contra a interrupção da gestação caiu dois pontos percentuais.
Os dados da pesquisa ainda revelaram que 6% das pessoas não são a favor e nem contra o aborto; e 3% não sabem ou não responderam à pergunta. Duas mil pessoas em 131 municípios foram entrevistadas entre os dias 3 e 8 de julho, segundo o instituto. A margem de erro máxima estimada para o total da amostra é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Segundo o instituto, a amostra foi feita com base nos dados do Censo Demográfico 2022 e na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) 2023, do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE).