Começou, nesta quarta-feira (10), a 49ª Assembleia Nacional da Pastoral Familiar. O encontro ocorre até a próxima sexta-feira (12), em João Pessoa (PB), quando se inicia o XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar. Neste ano, o evento é de caráter eletivo. A abertura do encontro se deu com a celebração da Santa Missa e os participantes tiveram a oportunidade de render graças a Deus pelas ações realizadas nos últimos anos em todo o país.
O bispo de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Bruno Elizeu Versari, o bispo de Barreiras, Dom Moacir Arantes, e o bispo auxiliar de Curitiba (PR), dom Reginei Modolo, além do padre Rodolfo Chagas Pinho (assessor nacional), e os casais coordenadores nacionais, Solange e Alisson Schila, e vice-coordenadores, Milton e Lurdes, estiveram presentes.
Na cerimônia de abertura, dom Bruno convidou os coordenadores regionais a entregarem a realização da assembleia e do congresso nas mãos do Espírito Santo. “Que ilumine nesta tarefa que nos confiou por que fomos chamados para uma missão não na sua Igreja”, apontou.
Padre Rodolfo Chagas Pinho ressaltou que este é um momento de graça, de discernimento e de escutar o que o espírito nos diz para nossa caminhada pastoral, junto às famílias de todo o nosso querido Brasil. “Nossa gratidão a todos os agentes espalhados por todo esse canto bonito do nosso país e aos movimentos e serviços que estão aqui conosco, sempre em comunhão”, agradeceu.
“Que tenhamos uma frutuosa, abençoada e iluminada assembleia, e que o nosso congresso que está por vir, seja também da mesma forma. Nossa gratidão à equipe do Regional Nordeste 2 que com muito esmero prepararam tudo isso para nós. Que possamos viver esses dias com as bênçãos de Deus e a jornada do sol maravilhoso que aqui nos brinda todos os dias”, disse Alisson.
Segundo dia
Pela manhã, os participantes estiveram em oração e participaram da celebração da Santa Missa. À tarde, Dom Bruno palestrou sobre os desafios eclesiológicos e oportunidades pastorais na evangelização das famílias. Ao final, o casal Alisson e Solange passaram orientações para a formação dos grupos e cronograma do trabalho. Na ocasião, em particular, os grupos fizeram um momento de oração e meditação iluminados com o texto bíblico Mateus 4, 18-20, levando em consideração também o embasamento do que cada um vivenciou nas Pré-assembleias onde a questão foi “Como a Pastoral Familiar de nosso regional ao lado dos ministros ordenados pode tornar-se ‘pescadora de famílias’.
Missão
Por fim, Dom Moacir Arantes ministrou uma palestra voltada para a missão do agente pastoral no serviço de coordenar, seja em âmbito paroquial, diocesano, regional ou nacional (bens capitais e humanos).