• Política de Proteção da Infância e de Pessoas Vulneráveis
segunda-feira, setembro 28, 2026
  • Login
  • Registre-se
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
  • Login
  • Registre-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Noticias Vida Políticas Públicas

Entrevista: médico brasileiro participa de congresso sobre Inteligência Artificial e Medicina

12/11/2025
em Políticas Públicas, Vida
Tempo de leitura: 3 mins leitura
A A
0
Entrevista: médico brasileiro participa de congresso sobre Inteligência Artificial e Medicina

Terminou nesta quarta-feira (12), em Roma, o Congresso Internacional “IA e Medicina: O Desafio da Dignidade Humana”, organizado pela Federação Internacional das Associações Médicas Católicas (FIAMC) e pela Pontifícia Academia para a Vida (PAV). O encontro reúne especialistas, médicos, teólogos, pesquisadores e representantes de diversas áreas para discutir as oportunidades e os desafios éticos do uso da inteligência artificial (IA) na medicina contemporânea.

Entre os participantes estava o médico Pedro Pimenta de Mello Spineti, professor de Cardiologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, especialista em Bioética pela PUC Rio, membro do Comitê de Bioética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasi (CNBB) e vice-presidente da Associação Brasileira de Médicos Católicos. Segundo ele, o congresso foi importante para refletir sobre as potencialidades do uso IA na área da saúde, assim como os seus riscos. “A Igreja enquanto mãe e mestra nos ensina a examinar todas as coisas e guardar aquilo que é bom”, afirmou.

Confira a entrevista que o Portal Vida e Família fez com o Dr. Pedro Spineti.

Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026

 

1 de 4
- +

1.

2.

3.

4.

Como a discussão pode contribuir para uma melhor prática da medicina?

A IA e a revolução digital têm um potencial enorme para o avanço da ciência médica. Hoje, a gente consegue, através da computação, analisar uma infinidade de dados que anteriormente era muito difícil. Isso pode contribuir para acelerar métodos diagnósticos, como hoje a radiologia digital, desenvolvimento de novos medicamentos, uma medicina de precisão nas doenças raras. A revolução digital em países continentais, como o Brasil, permite que você atenda populações isoladas através de telemedicina, de teleorientação e até mesmo cirurgia robótica, que tem IA dentro dela. Então, esses são potenciais de avanço que tem muito a contribuir para a população de uma forma geral.

Quais as oportunidades e os desafios éticos do uso da inteligência artificial (IA) na medicina contemporânea?

A grande questão é você desumanizar a ciência da saúde ou você ter ferramentas digitais e tecnológicas que são guiadas apenas pelo lucro. Ferramentas digitais que são focadas apenas na maioria e que não atendem a particularidades de algumas populações. Grande parte dos estudos são feitos sobretudo com a população americana, com a população europeia, e as características de alguns grupos populacionais não são levados em conta. Então, para esses, algumas ferramentas não performam bem.

A outra questão é o custo que chega a tudo isso e como isso vai chegar a uma população com menores recursos. A gente teve dentro do congresso um painel interessante de uma professora de direito da Argentina pontuando que muitos países da América Latina só incorporam tecnologia que chega através de grandes institutos de financiamento de apoio como a fundação como Organização Panamericana de Saúde (OPAS) a fundação Bill e Melinda Gates, que tem uma agenda própria, e só trazem aquilo que lhes interessa e nem sempre é o mais interessante para aquele país e para aquela população. A discussão foi muito no sentido de como a gente usar o que essas ferramentas tem de bom, evitando esses riscos.

Qual a responsabilidade que os avanços tecnológicos trazem para os profissionais de saúde?

O uso dessas novas ferramentas traz uma grande responsabilidade para os profissionais de saúde, primeiro para entender como elas funcionam, e uma grande discussão que a gente teve em relação à segurança de dados. O que essas ferramentas estão fazendo com os dados dos nossos pacientes?

Então a curadoria dos dados, das informações clínicas dos nossos pacientes, é algo muito importante e devemos entender como isso funciona e ter o cuidado para não desumanizar o médico. Conversamos muito no congresso que a gente cada vez mais quer transformar a inteligência artificial em mais humana, a gente corre um risco cada vez maior da desumanização do profissional de saúde, que cada vez mais se torna uma máquina. Então, esse é um outro grande desafio.

Como aplicar o conteúdo discutido entre os médicos católicos brasileiros?

Nesse evento, a gente teve uma delegação brasileira composta por cinco profissionais, três de Brasília, dois do Rio de Janeiro, e foi uma oportunidade de anunciar o próximo Congresso Mundial de Médicos Católicos, que vai acontecer na cidade de Brasília no ano que vem, em 2026, entre os 30 de julho e 1º de agosto. O tema será “O Médico Católico entre duas revoluções (Revolução Industrial e Revolução Digital). Lá, continuaremos a reflexão que foi iniciada agora aqui em Roma.

Tags: dignidade humanaVida
Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor
Anterior

Casais do ECC de São Paulo promovem assembleia em Marília (SP)

Próximo

E-book traz dicas para famílias celebrarem o Advento e o Natal

Próximo
E-book traz dicas para famílias celebrarem o Advento e o Natal

E-book traz dicas para famílias celebrarem o Advento e o Natal

Para comentar é preciso estar logado!

Regionais

Categorias

Newsletter

Assine e mantenha-se informado!

+55 (61) 3443-2900

secren@vidaefamilia.org.br

Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.
  • A Palavra de Deus também pode chegar à nossa família através do nosso testemunho.Nem sempre será preciso encontrar as palavras certas. Às vezes, é o nosso jeito de amar, perdoar, servir e permanecer na fé que desperta no outro o desejo de conhecer Deus.
Neste Mês da Bíblia, que a nossa família seja também lugar de anúncio, acolhida e testemunho.
  • São Pio nos ensina que a oração não elimina todas as dificuldades, mas nos ajuda a atravessá-las com confiança em Deus.
Que nossas famílias aprendam a colocar diante do Senhor aquilo que não conseguem resolver, sustentando uns aos outros na fé e na esperança.
São Pio de Pietrelcina, rogai por nossas famílias.
  • De 6 a 8 de novembro, a Pastoral Familiar se reúne em Foz do Iguaçu (PR) para o Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar 2026.Um tempo para aprofundar a missão de anunciar a vocação ao matrimônio e acompanhar as famílias em suas diferentes etapas e realidades.
Serão dias de formação, espiritualidade, reflexão e partilha de experiências, com a assessoria de Diogo Pessotto e Giovani Formenton.O encontro é destinado a casais coordenadores, agentes da Pastoral Familiar, bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, representantes de movimentos e serviços familiares e todos aqueles que desejam se dedicar à evangelização das famílias.📍 Foz do Iguaçu (PR)
📅 6 a 8 de novembro de 2026
📌 Casa de Encontros Shalom Dom OlívioAs vagas são limitadas!Inscreva-se pelo link da bio.
Vamos juntos fortalecer uma Pastoral Familiar que acolhe, orienta e caminha com as famílias.
  • Neste 25º Domingo do Tempo Comum, Jesus nos convida a olhar para o coração e perceber como a comparação pode nos impedir de reconhecer a bondade de Deus na vida do outro.
Reflita sobre: “Em que situações nos comparamos e deixamos de agradecer pelo bem do outro?”
Que nesta semana nossa casa seja um lugar de menos comparação e mais gratidão.
Salve este post e viva essa proposta com sua família durante a semana.
  • Vem aí o IV Congresso Teológico, de 21 a 25 de setembro, online e gratuito.Além dos agentes da Pastoral Familiar, a formação é voltada também para integrantes de movimentos e serviços eclesiais que promovem a evangelização das famílias.Acesse nosso portal: vidaefamilia.org.br para saber mais!
Compartilhe este post com as famílias da sua paróquia.
  • De 01 a 08 de outubro, a Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Vida, um tempo para refletirmos sobre o valor, a defesa e o cuidado com a vida, da concepção ao seu fim natural.
Para ajudar sua paróquia a viver esse momento, já está disponível o subsídio Hora da Vida, com encontros preparados para oração, reflexão e partilha em família e comunidade.
📖 Prepare sua paróquia para a Semana da Vida!
👉 Adquira o subsídio em lojacnpf.org.br
  • Home
  • Vídeos
  • Notícias
  • Artigos
  • Regionais
  • Cursos

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a Senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

  • Login
  • Inscrever-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.