Em seu primeiro discurso na viagem apostólica à França, o Papa Leão XIV ressaltou a importância da defesa da vida e necessidade da promoção da paz. O Pontífice recordou que o povo francês, formado por uma “diversidade de origens” ajuda a “enriquecer a convivência e a vida democrática” em um país que é “patrimônio cultural e religioso”. Um povo que também faz parte das origens familiares do Papa, bem recordadas por Leão, ao citar as raízes nas regiões francesas da Normandia e de Béarn.
Ele destacou que a França é também uma terra com ricas raízes cristãs, continuou o Papa em discurso, do humanismo, dos pensadores do Renascimento e do Iluminismo que, a partir do país, proporcionaram ao mundo várias conquistas como “o reconhecimento dos direitos humanos inscritos na natureza da própria pessoa, em particular a liberdade religiosa. Esta atenção permanente à dignidade inerente a toda a pessoa humana encontra eco no vosso lema nacional: liberdade, igualdade e fraternidade”. Em Paris, por exemplo, foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos do Homem para “criar uma consciência geral da dignidade inalienável da pessoa humana”.
A questão do respeito da dignidade humana e dos direitos e liberdades fundamentais “deve acompanhar a evolução da sociedade e o progresso técnico”. O Papa justificou assim a razão pela qual tratou da Inteligênia Artificial na sua primeira Carta Encíclica, a Magnifica humanitas, já que o progresso, sem responsabilidade e “quando não orientado para o bem é capaz de causar danos”:
“Para não perdermos a nossa humanidade no meio do ‘paraíso das máquinas’, que invade e condiciona o nosso quotidiano, é urgente formar os espíritos para um discernimento ético, capaz de distinguir o que é moralmente bom. Esta exigência é fundamental para reconhecer o verdadeiro bem que faz o homem crescer de acordo com a sua vocação primordial, no respeito incondicional pela sua liberdade interior e pela sua dignidade sagrada.”
Uma sociedade livre, continuou o Papa, “não impõe a uniformidade, mas protege a diversidade de consciências”. Esse diálogo “é ainda mais urgente no contexto da França de hoje, onde pessoas de diferentes origens culturais e religiosas são chamadas a viver juntas e a dar o seu contributo para a construção da sociedade”. Pela atenção à riqueza do tecido social e à solidariedade, a própria Igreja no país “nunca deixou de agir em prol dos mais desfavorecidos, tornando-se o rosto vivo da ternura e da compaixão de Deus. São testemunhos de “uma autêntica escola de humanidade sobre a grandeza do cuidado e um apelo comovente para o valor único e insubstituível de cada ser humano”:
“São também um convite a uma fraternidade renovada, pois exige que aprendamos a acolher a vida incondicionalmente, a amparar a fragilidade com ternura, a acompanhar com respeito e confiança mútua cada etapa da existência e a defender com coragem e compaixão aqueles que não têm voz ou que não se sentem suficientemente apoiados. É por isso que reafirmo «com veemência que a salvaguarda do direito à vida constitui o fundamento imprescindível de todos os outros direitos humanos»”
Responsabilidade de todos
O Papa insistiu sobre a proteção à vida no discurso às autoridades, alertando sobre “a tentação de esperar da ciência solução e conforto para todos os nossos sofrimentos”. As soluções imediatas são um risco enorme para se desviar do bem, afirmou Leão XIV, ao acrescentar:
“Por vezes, constato com preocupação os desvios atuais das sociedades, que correm o risco de deturpar a ciência e a tecnologia, transformando-as em empreendimentos lucrativos que favorecem as manipulações genéticas, a maternidade de substituição, o tráfico de órgãos ou a oferta de uma morte programada. Não esqueçamos que o respeito mútuo e a proteção da vida de uma só pessoa são uma responsabilidade de todos e de cada um, que começa com uma conversão da inteligência e do coração e que exige um compromisso real e desinteressado para com os nossos irmãos e irmãs.”
A laicidade não é ameaça
O discurso do Pontífice, então, também seguiu para a importância de se respeitar também a laicidade, que “não exclui a dimensão religiosa, mas, pelo contrário, sabe valorizá-la como um recurso educativo”. Leão XIV citou o exemplo das escolas católicas presentes na França, que ajudam a dialogar e a respeitar dentro da sociedade:
“Uma correta laicidade não consiste, portanto, em excluir a religião do espaço público ou do ensino, mas em trabalhar em prol do diálogo entre o Estado e as instituições religiosas, para que unam forças ao serviço do bem comum, para que o mundo tenha vida.”
O Papa, ao citar o lema da viagem ao país, “Para que o mundo tenha vida”, insistiu sobre o respeito ao próximo e a serví-lo com dignidade, “independentemente da sua origem”, constitui um contributo valioso para o diálogo entre os povos, para a defesa dos direitos das pessoas, bem como ao serviço da paz. E mesmo à distância, já que Leão citou diferentes colaborações a partir da França e da sua Igreja que prestam apoio às populações mais vulneráveis do Oriente Médio. Ao falar daquela região de conflitos, o Pontífice lembrou dos “atormentados pelo flagelo da guerra”:
“Não podemos permanecer indiferentes perante tais sofrimentos, que ferem a dignidade humana e clamam justiça a Deus. A gravidade destas situações deve interpelar-nos, convidando cada um, onde quer que se encontre, a uma verdadeira conversão do coração e a uma mudança de atitude. É reconhecendo humildemente a necessidade que temos uns dos outros que juntos poderemos empenhar-nos ainda mais na construção da civilização do amor no meio do mundo, que se tornou tão complexo e interdependente.”
Ao citar o pensamento do seu predecessor João XXIII, Leão XIV exortou novamente que “se pare com essa corrida ao poderio militar”, que “sejam banidas as armas atômicas; e, finalmente, que se chegue a um acordo para a gradual diminuição dos armamentos, na base de garantias mútuas e eficazes”. A posse de armas nucleares, observou o Pontífice, não é garantia de segurança: “na verdade, a paz não é um equilíbrio de forças, mas constrói-se dia a dia com o diálogo e a justiça”. Não é para se resignar à perspectiva de uma guerra, considerando-a “inevitável”, disse o Papa, mas a promover incansavelmente o diálogo e a diplomacia:
“Perante os rumores de guerra e as crises multifacetadas que abalam o nosso mundo, a França tem a vocação de continuar a ser uma artífice incansável da paz e do multilateralismo, especialmente no interior da nossa querida Europa. Possa a França, fiel aos seus valores, abrir caminho para uma paz desarmada e desarmante, e oferecer, com responsabilidade, o seu contributo insubstituível em prol da paz; que a sua liberdade cresça incessantemente no cuidado pelo bem comum; que a sua fraternidade abrace toda a humanidade; e que a igualdade a que aspiram se baseie sempre nos alicerces da justiça e da caridade, sem suprimir as diferenças entre as pessoas, mas fazendo-as frutificar harmoniosamente em benefício de toda a sociedade.”
*Com informações do Vatican News






