• Política de Proteção da Infância e de Pessoas Vulneráveis
sexta-feira, maio 9, 2025
  • Login
  • Registre-se
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
  • Login
  • Registre-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Noticias Família

Como aproximar as crianças da natureza durante a quarentena?

16/12/2020
em Família, Igreja, Início da Vida, Pré-matrimonial
Tempo de leitura: 5 mins leitura
A A
0
Como aproximar as crianças da natureza durante a quarentena?

Child pilot aviator with airplane dreams of traveling in summer in nature at sunset

ma das dificuldades desta quarentena imposta pela pandemia do coronavírus é a falta de contato das crianças e a natureza. Como manter a qualidade de vida dos pequenos entre quatro paredes, quando sabemos a importância da convivência em sociedade e da proximidade com o mundo lá fora?

A partir dessa preocupação com as limitações impostas pelo isolamento domiciliar, o programa Criança e Natureza – que visa garantir que as crianças cresçam e se desenvolvam em contato com a natureza – lançou uma série de conteúdos para apoiar famílias, educadores e agentes de saúde a proporcionar a conexão das crianças com a natureza nesta quarentena.

São dicas práticas, recursos, reportagens, artigos, pesquisas e até sugestões de cursos e formações elaborados pelo programa e também outras iniciativas nacionais e internacionais. O material completo pode ser acessado aqui. A página é colaborativa e está aberta para sugestões de novos conteúdos. 

Para ajudar, o Lunetas selecionou algumas recomendações do Criança e Natureza para famílias e educadores para aproximarem crianças e natureza na quarentena – esse contexto tão novo para todos nós. 

Como famílias podem aproximar as crianças da natureza?

A quarentena pode oferecer algo raro e precioso: tempo livre para que as crianças olhem para dentro de si, reconheçam o que as move e brinquem sozinhas. Algumas dicas práticas:

Manter as crianças ativas fisicamente

  • Proponha desafios do tipo “você consegue achar…” ou “quão alto você pode pular?”
  • Faça brincadeiras como amarelinha, que pode ser desenhada no chão de casa, ou esconde-esconde.
  • Crie danças e coreografias com músicas favoritas das crianças.
  • Aproveite qualquer espaço da casa para construir cabanas e estimular a imaginação de um acampamento fictício.

Explorar a natureza por perto

  • Disponibilize coleção de folhas, sementes e outros objetos naturais ao alcance.
  • Estimule as crianças a observar aves e insetos pela janela, assim como o céu e o formato das nuvens, como propõe este jogo de cartas, disponível gratuitamente para baixar.
  • Se possível, separe um tempo com as crianças para tomar sol e ar fresco.
  • Crie um diário de descobertas, reunindo todos os aprendizados desta observação da natureza ao redor. 
  • Observe as ruas a partir da janela: este manual ajuda a guiar esta observação de maneira criativa e educativa.

Cultivar plantas

  • Estimule as crianças a plantarem: pode começar com o cultivo de feijão no algodão ou criar terrários com suculentas e pequenos arbustos.
  • Incentive seus filhos a ajudar a cuidar das plantas da casa, dando água, reformando vasos ou adubando.
  • Mantenha um diário de registros desses cuidados e descobertas.

Usar livros e filmes para ampliar referências

  • Escolha livros de ficção que inspiram as crianças em suas próprias aventuras e viagens.
  • Selecione livros que estimulem a curiosidade científica dos pequenos, como guias de observação de estrelas ou identificação de aves, plantas e outros animais.
  • Use as telas a favor, selecionando vídeos, documentários e animações sobre o mundo natural.

A dica principal é: aposte no brincar livre. Permita que a criança dê vazão para construir, criar, montar e fazer brinquedos a partir de utensílios de madeira ou metal; materiais como tecidos, cascas, sementes, pedras, conchas, cordas; e elementos naturais, como terra, areia, ar, água, barro e até fogo (com cuidado e supervisão dos adultos).

Como educadores podem aproximar crianças da natureza?

Uma proposta é trabalhar a relação com a natureza enquanto os alunos estiverem em situação de isolamento com o que se tem ao redor. 

  • A nossa própria natureza: antes de tudo, educadores precisam estar atentos com a própria saúde, física e mental. É importante cuidar de quem cuida. Você tem dormido bem? Se alimentado bem? Tem alongado seu corpo no dia a dia? Tem tomado um pouco de sol?
  • Tempo e espaço: o educador pode usar a observação de mudança de estação, do clima, do tempo de crescimento de uma planta, por exemplo, para registrar e sistematizar esse conhecimento como ferramenta didática.
  • Origem das coisas e dos alimentos: é possível pensar em atividades que levem em consideração a origem das coisas, de onde vêm os alimentos, de que são feitos os materiais que vemos e usamos.
  • Mapas mentais para trabalhar sentimento de pertencimento: do que os estudantes sentem falta do lado de fora, quais os percursos que eles conhecem e como se relacionam com os lugares dentro de seus territórios? Isso pode gerar desenhos de mapas mentais interessantes e dar subsídios para pensar a relação dos alunos com seus territórios e culturas. 
  • Arte e natureza: o educador pode estimular os alunos a desenharem o que eles veem da janela de casa, usar materiais reciclados para compor estruturas e refletir sobre reúso de objetos ou indicar livros, poemas e músicas que falem da natureza.

Acima de tudo, o educador precisa escutar as crianças, entender o que elas estão sentindo, instigar a reflexão sobre o que elas estão gostando e do que sentem falta. Garantir espaços para troca sobre como estão vivenciando o presente é uma forma de acolhimento, que também é parte da educação.

Tags: coronavíruscriançasFamília
Hora da Palavra 2025 Hora da Palavra 2025 Hora da Palavra 2025
Anterior

Estilo de vida familiar: influências da vida moderna e a importância da inclusão de novos hábitos

Próximo

Acompanhe o Simpósio Nacional das Famílias AO VIVO

Próximo
Acompanhe o Simpósio Nacional das Famílias AO VIVO

Acompanhe o Simpósio Nacional das Famílias AO VIVO

Para comentar é preciso estar logado!

Regionais

Categorias

Newsletter

Assine e mantenha-se informado!

+55 (61) 3443-2900

secren@vidaefamilia.org.br

Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.
    The Instagram Access Token is expired, Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to refresh it.
  • Home
  • Vídeos
  • Notícias
  • Artigos
  • Regionais
  • Cursos

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a Senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

  • Login
  • Inscrever-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.