• Política de Proteção da Infância e de Pessoas Vulneráveis
segunda-feira, setembro 28, 2026
  • Login
  • Registre-se
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
  • Login
  • Registre-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Noticias Igreja

Assessor da Pastoral Familiar no Sul 2 é nomeado bispo de Erexim (RS)

16/12/2020
em Igreja, No Brasil, Sul 2
Tempo de leitura: 3 mins leitura
A A
0

Padre Adimir Mazali | Foto: reprodução/CNBB

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, dia 15 de abril, a nomeação do novo bispo da diocese de Erexim (RS). Padre Adimir Antonio Mazali, pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel (PR), também desempenha, até o momento, a função de assessor eclesiástico da Pastoral Familiar no regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele será o quarto bispo da diocese gaúcha, que estava vacante desde o dia 26 de junho de 2019.

Trajetória

Padre Adimir Antonio Mazali nasceu em Ouro Verde do Piquiri, no município de Corbélia (PR), em 16 de maio de 1966. É filho de Mario Mazali e Leonor Maggioni Mazali. Fez seus estudos primários em Ouro Verde e o ensino médio em Corbélia, onde concluiu o curso de técnico em Contabilidade. Ingressou no Seminário Maria Mãe da Igreja em Toledo (PR), onde formou-se em Licenciatura em Filosofia na Faculdade de Ciências Humanas “Arnaldo Busato” entre os anos de 1986 e 1988.

Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026

Em fevereiro de 1989, foi para Curitiba na comunidade dos seminaristas do Oeste do Paraná onde cursou Teologia no Studium Theologicum até novembro de 1992. Foi ordenado diácono em 12 de julho de 1992 na paróquia Nossa Senhora da Penha, Corbélia (PR), e, no dia 5 de dezembro do mesmo ano, recebeu a ordenação presbiteral na mesma cidade pelas mãos de dom Armando Círio, então arcebispo da arquidiocese de Cascavel.

Em 12 de dezembro de 1992, foi trabalhar como diretor espiritual e promotor vocacional no seminário menor São José em Cascavel até agosto de 1999. De fevereiro de 1995 a maio de 1996, colaborou como vigário da paróquia Imaculado Coração de Maria, bairro Periolo em Cascavel. Em agosto de 1996, assumiu como administrador da paróquia Nossa Senhora do Caravággio, no jardim Maria Luiza, em Cascavel.

Em agosto de 1999, foi enviado à Roma, residindo no colégio Pio Brasileiro onde fez o mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Ao retornar em setembro de 2001, foi administrador do santuário diocesano Nossa Senhora da Salette em Braganey até de dezembro de 2002.

Em fevereiro de 2002, assumiu como reitor do seminário maior Nossa Senhora de Guadalupe em Cascavel, onde atuou até janeiro de 2009. Foi diretor espiritual no seminário propedêutico em Corbélia nos anos de 2005 e 2006. De 2002 a 2005 foi professor no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel e de 2005 a 2018 na Faculdade Missioneira do Paraná (Famipar) em diversas áreas da teologia, especialmente patrologia, história da Igreja antiga, estágio pastoral e comunicação e homilética. Também foi secretário acadêmico, de 2006 a 2009, e diretor da Famipar, de 2009 a 2019.

Atuou como pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Bairro Cancelli de 1 de fevereiro de 2009 a 9 de janeiro de 2016. Na arquidiocese, foi responsável pela formação do Ministros da Sagrada Comunhão; participou do Conselho de Presbíteros, do Colégio de Consultores, do Conselho Econômico, do Conselho de Formadores, do Conselho Pastoral. Foi representante do clero e presidente da Associação do Clero Secular.

Em 2014, foi nomeado Assessor Diocesano da Pastoral Familiar e em 2018 no Regional Sul 2. Desde 10 de janeiro de 2016 é pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida em Cascavel.

A diocese

A diocese de Erexim foi criada em 27/05/1971 pela Bula Cum Christus do Papa Paulo VI, desmembrada da Diocese de Passo Fundo. Está situada no Norte central do Rio Grande do Sul nos limites das arquidioceses de Passo Fundo (RS), Dioceses de Chapecó (SC), Frederico Westphalen (RS), Joaçaba (SC) e Vacaria (RS).

Agradecimento da Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar do Brasil agradece ao monsenhor Adimir Mazali pela colaboração e empenho na assessoria da Pastoral Familiar do Regional Sul 2 da CNBB e também pela presença sempre amiga que manifestava em nossos encontros nacionais e assembleias. Desejamos agora contar com seu empenho pastoral em favor das famílias em seu ministério episcopal.

Com informações e foto da CNBB

Tags: Regional Sul 2
Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor
Anterior

Hora da Vida trata do discernimento a partir da moral católica

Próximo

Teste para casais: as luzes e sombras no casamento

Próximo

Teste para casais: as luzes e sombras no casamento

Para comentar é preciso estar logado!

Regionais

Categorias

Newsletter

Assine e mantenha-se informado!

+55 (61) 3443-2900

secren@vidaefamilia.org.br

Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.
  • A Palavra de Deus também pode chegar à nossa família através do nosso testemunho.Nem sempre será preciso encontrar as palavras certas. Às vezes, é o nosso jeito de amar, perdoar, servir e permanecer na fé que desperta no outro o desejo de conhecer Deus.
Neste Mês da Bíblia, que a nossa família seja também lugar de anúncio, acolhida e testemunho.
  • São Pio nos ensina que a oração não elimina todas as dificuldades, mas nos ajuda a atravessá-las com confiança em Deus.
Que nossas famílias aprendam a colocar diante do Senhor aquilo que não conseguem resolver, sustentando uns aos outros na fé e na esperança.
São Pio de Pietrelcina, rogai por nossas famílias.
  • De 6 a 8 de novembro, a Pastoral Familiar se reúne em Foz do Iguaçu (PR) para o Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar 2026.Um tempo para aprofundar a missão de anunciar a vocação ao matrimônio e acompanhar as famílias em suas diferentes etapas e realidades.
Serão dias de formação, espiritualidade, reflexão e partilha de experiências, com a assessoria de Diogo Pessotto e Giovani Formenton.O encontro é destinado a casais coordenadores, agentes da Pastoral Familiar, bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, representantes de movimentos e serviços familiares e todos aqueles que desejam se dedicar à evangelização das famílias.📍 Foz do Iguaçu (PR)
📅 6 a 8 de novembro de 2026
📌 Casa de Encontros Shalom Dom OlívioAs vagas são limitadas!Inscreva-se pelo link da bio.
Vamos juntos fortalecer uma Pastoral Familiar que acolhe, orienta e caminha com as famílias.
  • Neste 25º Domingo do Tempo Comum, Jesus nos convida a olhar para o coração e perceber como a comparação pode nos impedir de reconhecer a bondade de Deus na vida do outro.
Reflita sobre: “Em que situações nos comparamos e deixamos de agradecer pelo bem do outro?”
Que nesta semana nossa casa seja um lugar de menos comparação e mais gratidão.
Salve este post e viva essa proposta com sua família durante a semana.
  • Vem aí o IV Congresso Teológico, de 21 a 25 de setembro, online e gratuito.Além dos agentes da Pastoral Familiar, a formação é voltada também para integrantes de movimentos e serviços eclesiais que promovem a evangelização das famílias.Acesse nosso portal: vidaefamilia.org.br para saber mais!
Compartilhe este post com as famílias da sua paróquia.
  • De 01 a 08 de outubro, a Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Vida, um tempo para refletirmos sobre o valor, a defesa e o cuidado com a vida, da concepção ao seu fim natural.
Para ajudar sua paróquia a viver esse momento, já está disponível o subsídio Hora da Vida, com encontros preparados para oração, reflexão e partilha em família e comunidade.
📖 Prepare sua paróquia para a Semana da Vida!
👉 Adquira o subsídio em lojacnpf.org.br
  • Home
  • Vídeos
  • Notícias
  • Artigos
  • Regionais
  • Cursos

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a Senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

  • Login
  • Inscrever-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.