Cada vez mais forte e presente em todo o Brasil, o movimento do Terço dos Homens tem seu encontro nacional nas romarias ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. No último final de semana, várias atividades marcaram a XIII Romaria Nacional do Terço dos Homens, promovida de forma virtual por conta da pandemia do novo coronavírus.
O tema desta edição foi “Terço dos Homens: no Santuário da Palavra, com Maria e José, cuidar da vida”.
O Portal A12 registrou as principais atividades que partilhamos abaixo:
MISSA DE ABERTURA – DIA 19 (SEXTA-FEIRA), ÀS 18h
A missa de abertura reuniu alguns integrantes do movimento na Basílica Velha dedicada à padroeira do Brasil.
Missa de Abertura da XIII Romaria Nacional Virtual do Terço dos Homens | Foto: Thiago Leon/A12
Neste ano, em razão da Pandemia, os grupos de terço foram motivados a acompanharem a programação da Romaria de suas casas, por meio da Rede Aparecida de Comunicação e das redes sociais do Santuário Nacional.
A celebração de abertura foi foi presidida pelo arcebispo de Juiz de Fora (MG) e bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens, Dom Gil Antonio Moreira. O arcebispo convidou os homens do terço de todo o Brasil a Homenagearem o Papa Francisco com suas orações, por ele ter estabelecido o Ano de São José.
Coração unido
Em sua homilia, dom Gil comentou sobre o ano atípico da Romaria e afirmou: “O coração está unido e permanece unido. A pandemia não consegue atrapalhar o terço dos homens“.
Missa de Abertura da XIII Romaria Nacional Virtual do Terço dos Homens | Thiago Leon/Portal A12
Dom Gil enfatizou a beleza da meditação do terço, explicando que “o terço não é só uma oração, é uma contemplação da vida de Cristo, aos olhos e no pulsar do coração de Maria”.
Sobre a temática da Romaria, Dom Gil sublinhou três destaques presentes na reflexão deste ano: a Palavra de Deus, a presença de São José e a expressão cuidar da vida.
“É importantíssimo que nós tenhamos a companhia de São José, de Nossa Senhora, ouvindo a Palavra e defendendo a vida”, disse.
Também recordou o tempo da Quaresma, que teve início no dia 17 de fevereiro, enaltecendo que este é um tempo especial de oração.
“Quis Deus que essa XIII Romaria caísse no início da Quaresma. Esse tempo Quaresmal é muito importante para a nossa fé, nos prepara para a festa litúrgica mais importante para os cristãos”.
Dom Gil concluiu sua reflexão pedindo a união do Terço dos Homens:
“Os milhares de homens do terço deste Brasil inteiro se unam cada vez mais. A Pandemia não pode nos vencer, para que o nosso movimento cresça, o nosso louvor cresça e nós sejamos de fato missionários da Palavra de Deus, do amor de José e de Maria, em favor da vida”.
Homenagem
Antes da benção final, o padre Antonio Maria fez uma uma homenagem à Mãe Aparecida com a canção ‘Nossa Senhora’, de Roberto Carlos.
Missa Solene
DIA 20 (SÁBADO), ÀS 9h
O segundo dia da Romaria Nacional Virtual do Terço dos Homens foi marcado com a missa na basílica do Santuário Nacional que pôde ser acompanhada por muitas famílias pelos meios de comunicação. Celebrada na manhã de sábado, a eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, e concelebrada por dom Gil Antonio Moreira, pelo bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, dom Fernando Arêas Rifan, e pelo reitor do Santuário de Aparecida, padre Eduardo Catalfo.
Foto: Thiago Leon/Portal A12
No dia em que a Igreja celebra a festa litúrgica dos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto, dom Orlando ressaltou, em sua homilia, a graça de o Santuário ser neste dia o eco de Fátima e o eco da voz dessas crianças, que rezaram o terço durante toda a sua vida.
O arcebispo aproveitou a reflexão para fazer dois desafios aos homens do Terço: o de motivarem a criação de um grupo de terço das crianças e o de serem e viverem o Terço.
“Penso que seria uma grande missão dos homens, ir repassando para outras gerações esta experiência tão bonita, de nos reunirmos em família”.
Foto: Thiago Leon/Portal A12
“Que bom se com São José déssemos mais uma passo, e sei que já estão dando, de não só rezar o terço que já e uma graça imensa, mas de ser o Terço que Reza. Eu não sou ainda, não sou nem a Ave-Maria. Agora imagine cada um de nós ser a Ave-Maria que começa com a saudação, com o diálogo, com a visita. Será que nós já estamos fazendo isso? Para mim ainda é uma luta”, comentou dom Orlando.
Na celebração, também ocorreu um dos momentos de grande alegria e emoção para os homens do terço: a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida em um carro-andor que trazia a representação de uma dezena do terço. Reveja esse momento especial da Missa Solene:
Terço e Consagração Solenes
O sábado também foi marcado pela oração do Terço e a Consagração a Nossa Senhora Aparecida, no altar central do Santuário. DIA 20 (SÁBADO), Um grupo de cem homens participou do momento representando os milhares que costumam se dirigir à casa da Mãe Aparecida.
Foto: Thiago Leon/Portal A12
Com outros romeiros presentes, a oração do terço contou com a presença do reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo, que presidiu o momento oracional, e também do padre Camilo Júnior, que foi o animador do momento.
São José
Junto da contemplação do Mistério da Alegria, ganhou destaque o pedido de intercessão e reflexões sobre São José. Romeiros também enviaram pedidos de oração pelos meios de comunicação e testemunhos foram partilhados.
Um deles, o de José, que era usuário de drogas. Certo dia, foi convidado por um amigo para participar do grupo do terço e, meio desacreditado, ele foi. No entanto, foi daí em diante que sua vida mudou. Ele prometeu a Nossa Senhora Aparecida que, se conseguisse se livrar das drogas, ele viria em romaria ao Santuário. Dois anos depois, ele encontrou o animador do movimento no Santuário Nacional, irmão João Batista de Viveiros, e disse:
“Irmão Viveiros, nunca mais usei a droga e não sinto nenhuma necessidade. O Terço dos Homens me libertou, graças a Deus e à proteção materna de Nossa Senhora Aparecida”.
Muitos dos testemunhos também enfatizaram várias iniciativas que os grupos têm feito contribuindo para ações sociais em benefício de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Missa de encerramento
Encerramento da Romaria Virtual do Terço dos Homens – Fotos: Maria Alice figueira/ A12
A missa de Encerramento da Romaria Virtual do Terço dos Homens foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, e contou com a participação do bispo referencial para o Terço dos Homens, dom Gil Antonio Moreira; do reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo; entre outros bispos, padres e religiosos.
A celebração foi marcada principalmente pelo discurso do diálogo e pela espiritualidade quaresmal. A homilia foi dividida, parte feita por dom Orlando Brandes e parte por dom Gil.
Quaresma: progredir no conhecimento de Jesus
Encerramento da Romaria Nacional Virtual do Terço dos Homens – Fotos: Maria Alice Figueira/A12
Dom Orlando ressaltou sobre o progresso no amor a Jesus Cristo: “Progredirmos neste encantamento e seguimento de Jesus Cristo para corresponder ao amor, pois toda a Quaresma nos lembra do amor, do derramamento do Sangue por nós”.
Para o arcebispo de Aparecida, Deus não vem de cima para baixo, ele vem como um amigo dialogando e querendo construir junto a Salvação da humanidade. Ele pontua que a Aliança quer dizer sobre pacto, juramento e parceria para aumentar a amizade e a proximidade. “Nos lembra a Campanha da Fraternidade: No sangue de Jesus somos irmãos, somos aliança e não divisão. Uma aliança dos diferentes, entre todos os cristãos, porque se Cristo morre por todos como não vamos ser ecumênicos?”, explica.
Durante a homilia, ele também nos lembrou que somos amados pelo Batismo e que deve haver aliança com tudo o que respira. “Não destruir a natureza, nem a criação. A vida não morre; ela é transformada e a aliança foi colocada no coração de todos pelo Espirito Santo, que leva Jesus ao deserto. Que rezemos um pouquinho mais na Quaresma”, pede dom Orlando.
Ele cita que Satanás tenta quebrar a fraternidade com o ódio, a indiferença, a falta de fraternidade. “Jesus vence a tentação como nós todos haveremos de vencer”.
Encerramento da Romaria Virtual do Terço dos Homens – Fotos: Maria Alice figueira/ A12
Na segunda parte da Homilia, dom Orlando convidou dom Gil que, em sua reflexão, falou sobre ensinamentos que todos os homens que rezam o Terço vão levar para casa neste ano de 2021.
Primeiramente, uma lição muito especial sobre o lema: ‘No Santuário da Palavra, com Maria e José, cuidar da vida’:
“Vamos levar para casa o nosso amor à Palavra; Maria é a mulher da Palavra: ‘Eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se a tua Palavra’;
Segundo, o terço é uma oração bíblica: todo o Terço é baseado na Sagrada Escritura, vamos crescer na escuta da Palavra;
Terceiro, recebemos uma grande catequese sobre São José, então vamos levar para nossas casas. São José, que nos guia com o Terço dos Homens;
O quarto ponto é o compromisso pela vida, solidariedade com os que padecem com a pandemia, vida é sagrada, desde a fecundação até a morte natural;
Quinto, neste ano a romaria caiu na Quaresma, então aprofundemos a oração”.
Encerramento da Romaria Virtual do Terço dos Homens – Fotos: Maria Alice figueira/ A12
Dom Gil também finalizou ressaltando a experiência da Romaria Virtual e enalteceu que Deus deu a possibilidade de encontrar um formato. “Nós temos um recurso e a nossa fé nos faz nos virarmos. Imagino tantos televisores, computadores e telas de celular ligados. Nós temos um grande grupo de terço em Moçambique. Estes homens participam conosco desde o primeiro dia e, neste momento, estão em vigília”.
Ao final da celebração, o Padre Eduardo Catalfo divulgou a data da 14.ª Romaria, que será nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2022. Ele aproveitou para pedir a todos os homens do Terço para rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas.
Por Portal A12