• Política de Proteção da Infância e de Pessoas Vulneráveis
segunda-feira, outubro 19, 2026
  • Login
  • Registre-se
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
  • Login
  • Registre-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Noticias Igreja

Missa de abertura do Sínodo será transmitida pela Rádio Vaticano, 05/10

17/12/2020
em Igreja, No Mundo
Tempo de leitura: 5 mins leitura
A A
0

Sinodo-assemblea“As famílias são essenciais para a Igreja e para a sociedade. #prayforsynod”, diz o Tweet lançado pelo Papa Francisco nesta sexta-feira na conta @pontifex, em vista deste terceiro Sínodo Extraordinário, a ser realizado de 5 a 19 de outubro, e que será dedicado à Família. A Rádio Vaticano vai transmitir a missa de abertura do Sínodo, com comentários em português, a partir da 04h55min, horário de Brasília.

Liberdade de expressão e respeito por cada posição deverá caracterizar os trabalhos da Sala do Sínodo, afirmou nesta manhã o Secretário Geral do Sínodo, Cardeal Lorenzo Baldisseri, durante um briefing realizado na Sala de Imprensa da Santa Sé. Entre as novidades dos trabalhos, estará o testemunho de casais que abrirão cada dia, os trabalhos na Sala, e uma Missa diária para a família, celebrada na Basílica romana de Santa Maria Maior.

A Assembléia Extraordinária dos Bispos – a terceira da história – será dedicada aos “desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização” e apresentará algumas características peculiares. Antes de tudo, em relação aos tempos. É a primeira vez que um Sínodo de realizará em duas etapas. De fato, em 2014, será realizada somente a primeira parte de um percurso que se concluirá em 2015, com um Sínodo Geral, sempre dedicado à família.

Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026

A metodologia de trabalho é outra novidade. No “Relatório antes das discussões” que será lido na Sala Sinodal na manhã de 6 de outubro pelo Relator Geral, Card. Peter Erdö, estarão presentes as contribuições dos Padres Sinodais que enviaram antecipadamente seus textos à Secretaria Geral do Sínodo.

Mas não somente, na primeira semana, o debate na Sala seguirá a ordem temática do “Documento de trabalho” preparatório. Por exemplo, em 8 e 9 de outubro, se concentrará nas situações pastorais difíceis e nos desafios que dizem respeito à abertura das famílias à vida.

Ulterior elemento inovador é o testemunho diário de casais, com duração de cerca 4 minutos. Entre eles, também a experiência de um matrimônio misto entre um muçulmano e uma católica. O ‘Relatório após a discussão’, um balanço parcial, está programado para a manhã de 13 de outubro. Após este, os trabalhos se desenvolverão a portas fechadas nos Círculos menores, que elaborarão os documentos finais.

Dois documentos, em particular, são aguardados com expectativa: a publicação da mensagem conclusiva, no sábado 18 de outubro, e o novo “Relatório do Sínodo” que substitui as clássicas “Proposições finais”, apresentadas diretamente ao Papa, e que será tornado público posteriormente.

O documento, após, coadjuvado por um pequeno questionário, constituirá a base do “Documento de trabalho” do Sínodo de 2015. Um sinal – explica o Cardeal Baldisseri – da vontade do Papa de “consultar todo o povo de Deus”. Não obstante as inovações, permanece inalterado o horário das discussões cotidianas entre os Padres Sinodais, a ser realizado entre as 18 e as 19 horas. Tudo, naturalmente, em um clima de respeito entre os 253 representantes da Assembléia, como sublinhado pelo Cardeal Baldisseri:

“Ampla liberdade de expressão caracterizará a Sessão Sinodal, que certamente se desenvolverá em um clima de respeito por cada posição, de caridade mútua e com um autêntico sentido construtivo. (…) De fato, é importante expressar-se claramente e com coragem. No clima de um debate sereno e leal, os participantes serão chamados a não fazer prevalecer seus próprios pontos de vista como exclusivos, mas de procurar juntos a verdade”.

O Papa Francisco presidirá, quer a Missa de abertura do Sínodo, no domingo, 5 de outubro, às 10 horas, na Basílica Vaticana, quer a celebração conclusiva, no domingo, 19 de outubro, às 9h30min, na Praça São Pedro, uma Missa particularmente significativa, que coincidirá com a beatificação de Paulo VI, o Pontífice que em 1965 instituiu a Assembléia Sinodal. O Papa Francisco guiará também, a cada dia, a oração inicial das Congregações. É esperado um pronunciamento do Pontífice no início e no final dos trabalhos.

Outrossim, todos os fiéis são convidados a acompanhar os trabalhos sinodais com a oração cotidiana em todas as partes do mundo. Em Roma, diariamente às 18 horas, um Padre Sinodal presidirá uma Missa pela família na Basílica de Santa Maria Maior:

“Significativa será a presença das relíquias dos Beatos cônjuges Zélie e Louis Martin e da sua filha Santa Teresa do Menino Jesus, e do casal de Beatos Luigi e Maria Beltrame Quattrocchi”.

Nova também a “máquina de informação” deste Sínodo, que terá um briefing diário sobre o andamento dos trabalhos, na Sala de Imprensa da Santa Sé, em diversas línguas, com a publicação da lista dos Padres Sinodais que se pronunciaram em cada dia e o início de um serviço Twitter com o l’hashtag #Synod14. Outra novidade é o canal acessível através do site da Sala de Imprensa que recolherá todas as contribuições relativas ao Sínodo: documentos oficiais, entrevistas áudio e vídeo com os Padres Sinodais, em diversas línguas. Será também publicado um boletim cotidiano com a síntese dos pronunciamentos da Sala Sinodal:

“O resumo que será feito reporta exatamente aquilo que foi pronunciado. O esforço que nós devemos fazer é este: dar liberdade aos padres, para que possam expressar-se”.

Interpelado por jornalistas sobre a questão do Sacramento da Eucaristia aos divorciados recasados, o Cardeal Baldisseri sublinhou:

“Eu acredito que a liberdade que o Santo Padre tem dado sobre este tema, de poder discutir amplamente, é suficiente para poder dizer o que as pessoas esperam e também que aquilo que o Sínodo decide é mais urgente ver todo o conjunto de maneira global. O ‘Instrumentum Laboris’ trata de muitos temas: não devemos nem mesmo monopolizar o tema no campo ocidental. O destaque por parte da Igreja, é o de mostrar que o matrimônio é possível para toda a vida e que a família é constituída por um homem e uma mulher e filhos. Uma beleza que devemos bem apresentar ao mundo. E devemos levar em consideração todos estes problemas. A Igreja deve inclinar-se diante destas problemáticas, inclinar-se com misericórdia”.

Por fim, o Cardeal Baldisseri convida os purpurados a olhar o Sínodo “em uma perspectiva global”. 

Fonte: Texto News.va

Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor
Anterior

Semana da Vida: “Queremos aumentar a nossa consciência e o nosso dever com a vida”

Próximo

“No Sínodo dos Bispos, somos chamados a trabalhar para a vinha do Senhor”, afirma o papa

Próximo

“No Sínodo dos Bispos, somos chamados a trabalhar para a vinha do Senhor”, afirma o papa

Para comentar é preciso estar logado!

Regionais

Categorias

Newsletter

Assine e mantenha-se informado!

+55 (61) 3443-2900

secren@vidaefamilia.org.br

Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.
  • Quem cuida da Pastoral Familiar também precisa ser cuidado, formado e fortalecido para a missão.Por isso, o Encontro Nacional de Formação é uma oportunidade para coordenadores paroquiais, diocesanos e regionais ampliarem seus conhecimentos, partilharem experiências e encontrarem novos caminhos para acompanhar as famílias.📅 6 a 8 de novembro
📍 Foz do Iguaçu (PR)Família, torna-te aquilo que és: do anúncio da vocação ao acompanhamento das famílias.Venha viver esse momento de formação conosco!Inscrições abertas e vagas limitadas. Acesse o link da bio para se inscrever.
  • O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, e o bispo de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari, fizeram um balanço da participação brasileira no encontro “Dez anos depois da Amoris laetitia: anunciar o Evangelho com as famílias hoje”, realizado entre os dias 7 e 14 de outubro, no Vaticano.Eles reconhecem o empenho da Pastoral Familiar no Brasil e fazem um convite às famílias brasileiras e a todo o clero a continuarem a promover a santidade neste ambiente tão fecundo de amor.
  • Olá, estimadas famílias. Estamos aqui no Vaticano, na sala Paulo VI, para o nosso quinto dia de reflexões sobre os 10 anos da Amoris Laetitia. E hoje tratando especificamente dos do tema nas dificuldades da vida, acompanhamento e apoio necessário às nossas famílias.Para o início desta reflexão, foram introduzidos a os o tema com algumas colocações que vocês encontram também no site apontado onde estão todos esses subsídios que estamos aqui trabalhando. E tudo isso nos fez mergulhar ainda mais profundamente no capítulo oitavo de Amoris Laetitia, como em toda ela que permeia esse cuidado, esse apoio e esse acompanhamento.Mas hoje precisamente falando das dificuldades que passamos enquanto famílias, se suscita a necessidade de passarmos da assistência para o acompanhamento. A importância de formarmos redes de apoio tanto comunitária quanto profissional e pastoral. Não podemos estar sozinhos, precisamos de apoio de toda essa conjuntura.Ajuda mútua, sem julgamentos, fraternal, menos formal, precisamos de processos de discernimento.Nesses 10 anos, Amoris Laetitia nos leva a mostrar o rosto materno da Igreja. Materno como da mãe Aparecida, que ama e abençoa o Brasil. Por isso nós daqui pedimos também a bênção dela sobre todo o nosso povo brasileiro.Um fraterno abraço a todos.
  • Que Nossa Senhora Aparecida interceda por cada lar, fortaleça os casais, proteja as crianças, acompanhe os jovens e cubra com seu manto os idosos e todos aqueles que precisam de cuidado.Que Maria nos ensine a viver uma fé que se transforma em presença, cuidado e amor dentro de nossas famílias.Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!
  • Deus continua nos convidando. Como nossa família tem respondido?O Evangelho deste domingo nos apresenta um convite para participar da alegria do Reino. E, muitas vezes, Deus também nos chama por meio das pequenas oportunidades do cotidiano: na oração em família, na Santa Missa, no serviço, no perdão e na reconciliação.Que nesta semana nossa família tenha um coração disponível para dizer “sim” aos convites de Deus.
  • Home
  • Vídeos
  • Notícias
  • Artigos
  • Regionais
  • Cursos

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a Senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

  • Login
  • Inscrever-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.