O Papa Francisco publicou, nesta segunda-feira (27), uma mensagem aos jovens de todo o mundo por ocasião da XXXVI Jornada Mundial da Juventude, que será celebrada em nível diocesano, em 21 de novembro – solenidade de Cristo Rei. O tema do texto é “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (At 26, 16) e faz uma reflexão sobre a palavra que Jesus Cristo diz a Paulo durante sua conversão.
O Santo Padre iniciou com um convite: “Gostaria de tomar-vos pela mão, mais uma vez, para continuarmos juntos na peregrinação espiritual que nos conduz rumo à Jornada Mundial da Juventude de Lisboa em 2023”. Ele relembrou as dificuldades causadas pela pandemia e consolou a cada um dos jovens. “Mas, graças a Deus, este não é o único lado da moeda. Se a provação pôs a descoberto as nossas fragilidades, fez emergir também as nossas virtudes, nomeadamente a predisposição à solidariedade”, destacou.
“Quando cai um jovem de certo modo cai a humanidade. Mas também é verdade que, quando um jovem se levanta, é como se o mundo inteiro se levantasse. Queridos jovens, que grande potencialidade tendes nas vossas mãos! Que força trazeis nos vossos corações!”, reforçou Francisco.
Francisco ainda recordou aos jovens que o Senhor escolheu alguém que o perseguia, pois para Ele não há pessoa que seja irrecuperável. “Através do encontro pessoal com Ele, é sempre possível recomeçar. Nenhum jovem está fora do alcance da graça e da misericórdia de Deus”. “Quantos jovens sentem a paixão de se opor e ir contra a corrente, mas trazem escondida no coração a necessidade de se comprometer, de amar com todas as suas forças, de se identificar com uma missão! No jovem Saulo, Jesus vê exatamente isto”, explicou.
O Papa lembrou ainda que no caso de Paulo, Jesus pede que ele siga até Damasco, para onde se dirigia. Paulo obedece, mas agora a finalidade é outra: antes, eram os olhos do perseguidor justiceiro; a partir de agora, serão os do discípulo testemunha.
“Hoje, o convite de Cristo a Paulo é dirigido a cada um e cada uma de vós, jovens: Levanta-te! Não podes ficar por terra a ‘lamentar-te com pena de ti mesmo’; há uma missão que te espera! Também tu podes ser testemunha das obras que Jesus começou a realizar em ti. Por isso, em nome de Cristo, eu te digo: Levanta-te e testemunha a tua experiência de cego que encontrou a luz, viu o bem e a beleza de Deus em si mesmo, nos outros e na comunhão da Igreja que vence toda a solidão”, destacou.
Por fim, o Papa Francisco reforçou o chamado aos jovens para se preparem para a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, em 2023. “Espero que todos nós possamos viver estas etapas como verdadeiros peregrinos e não como ‘turistas da fé’!” “A Bem-Aventurada Virgem Maria interceda por nós”, disse.
Leia o texto completo da mensagem do Papa Francisco aos jovens: https://bit.ly/2XWv3F7