O Movimento Emaús realiza neste mês de novembro, às segundas-feiras, um mini curso para aprofundamento da exortação apostólica Amoris Laetitia. As aulas são transmitidas pelo canal do instituto no Youtube.
A primeira aula, na última segunda-feira, 1º de novembro, foi ministrada pelo bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers. Ele abordou o tema “Vocação da Família: dilemas entre a Palavra e a realidade”, a partir dos dois primeiros capítulos do documento pós-sinodal do Papa Francisco.
O casal-presidente do Instituto das Comunidades Missionárias de Emaús, Marcelo Luiz Souza da Eira e Valéria Cristina Peixoto da Eira, afirmou que, neste momento em que a Igreja vive o Ano Família Amoris Laetitia, o movimento quis refletir sobre o tema, por iniciativa e preparação dos jovens do movimento.
“Mais que um curso meramente intelectual, queremos que seja um curso que entre nas nossas vidas, que faça diferença nas nossas vidas. Refletir sobre o meu papel na minha família, na sociedade, o que faço para minha família ser igreja doméstica“.
Marcelo da Eira
Dom Ricardo Hoepers manifestou-se satisfeito com a iniciativa da juventude em querer compreender a perspectiva eclesial da importância da família. “Nós todos somos família, a família igreja doméstica, mas também a família comunidade. Essas duas igrejas unidas vão construir o ideal de família que Deus deseja”, disse dom Ricardo.
O bispo também destacou a convocação do Papa Francisco neste Ano Família Amoris Laetitia para relermos, redescobrirmos e mergulharmos novamente na exortação apostólica. O texto, cujo título traduzido do latim significa “a alegria do amor” fala da “da alegria do plano de Deus acontecendo em nossas vidas”, segundo dom Ricardo.
O curso, nesse sentido, “não se trata somente um conteúdo doutrinário, não se trata de intelectualizar, mas, ao contrário, colocar em nosso coração, amar profundamente nossa família, e viver com ela com intensidade os momentos dramáticos que nos são confiados, para superarmos e amadurecermos neles, e os momentos de alegria, de paz, de serenidade, de superação, que nós também precisamos comemorar, celebrar, vivenciar”.
Aulas
Nas próximas semanas, serão abordados outros temas a partir dos capítulos seguintes da exortação.
Aula 2 – O amor no Matrimônio
André e Liana – membros do Secretariado de São Paulo (Emaús)
Aula 3 – Reforçar a educação dos filhos
Luiz e Káthia Stolf – casal coordenador nacional da Pastoral Familiar
Aula 4 – O amor que se torna fecundo
Evaldo e Flávia e Guilherme e Andiara – Lavras (MG)
Aula 5 – Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade
Dom Marcony Vinicius – bispo auxiliar de Brasília (DF)