O bispo auxiliar de Curitiba e membro da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, Dom Reginei Modolo, também conhecido como Dom Zico, presidiu a Santa Missa de abertura da Semana Nacional da Vida nesta quarta-feira (1º). Durante a sua homilia, o prelado abordou reflexões sobre a defesa da vida, desde a sua concepção até o seu fim natural, se posicionou contra a assistolia fetal e a pena de morte, além de ressaltar a importância do cuidado com os idosos.
“O grande convite nessa abertura da semana da vida é, lá onde percebamos que a vida está em ameaça, dediquemos a cuidar dela. Celebrar a semana da vida é dizer: a vida é sempre um bem! Mesmo em circunstâncias tão adversas, situações dificeis de compreender a realidade”, disse dom Reginei Modolo.
“É Cristo quem preenche a vida de sentido, quem seguiu e segue, tem Nele a resposta que o coração tanto busca, e tem a vida plena”, apontou o bispo. “O cristão junto com o Cristo é comprometido para que a vida seja plena em todas as realidades desde o ventre, desde a concepção até o desfecho natural. E que essa vida seja vivida de modo digno. Sejamos portadores da alegria do Evangelho, do Evangelho da Vida”, ressaltou.
Veja a Santa Missa na íntegra:
Semana Nacional da Vida
Neste ano, o tema da Semana Nacional da Vida é: “Cuidar de si, do próximo e da casa comum” e o lema “Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele cuida de vós (1Pd 5,7)”. O subsídio Hora da Vida, que orienta sobre a celebração deste momento, está no mesmo livreto utilizado para a Semana Nacional da Família.