A Pastoral Familiar e a Pastoral da Pessoa Idosa receberam orientações e se aprofundaram sobre as motivações da instituição do Dia Mundial dos Avós e Idosos, programado para o próximo dia 25 de julho em todo o mundo. O responsável pelo setor dos idosos do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, Dr. Vittorio Scelzo, participou de uma live para explicar como deve ser celebrado este momento. Ele disse que o modelo de atuação da pastoral brasileira, com a visitação domiciliar, serviu de inspiração para o convite do Papa Francisco para todo o mundo. “A visita salva vidas”, destacou.
Dr. Vittorio Scelzo ressaltou que o Papa Francisco quer bem os idosos e que se coloca como um deles. Por isso, não é uma surpresa a instituição desta Jornada Mundial dos Avós e Idosos. “Esta celebração chega em um tempo oportuno, especialmente por conta da pandemia, ainda mais no Brasil, que passa por um situação mais dura do que a Europa”, afirmou. “A motivação tem sido por tudo isso que eles têm sofrido durante este período. Para que não estejam sós. Este é o coração da celebração”, completou.
A mensagem é clara: “Eu estou contigo todos os dias” (Mt 28,20). “É uma mensagem de vigilância, de proximidade, de afeto, de amor, de se fazer presente a todos os idosos que estão sozinhos”, reforçou o responsável pelo setor dos idosos no Vaticano. Scelzo lembrou a mensagem do Papa Francisco para o evento. Ele destacou que o Pontífice fala de uma maneira muito próxima com os idosos e que confia a eles uma missão de interlocução, além de sugerir três ações: sonhar, ter viva a memória e rezar.
Para conferir a mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial dos Avós, acesse: https://bit.ly/3jUaQs4
O arcebispo de Curitiba, dom Antônio Peruzzo, ficou surpreso com a informação de que o Vaticano se inspirou na experiência da Pastoral da Pessoa Idosa. “Não imaginava que o que fazemos aqui teria todo esse alcance. Não precisamos reinventar a roda. Devemos levar muito amor aos idosos”, avaliou. “Tudo que se faz em favor dos idosos traz grande fecundidade para o futuro de cada um. Uma das melhores maneiras de olhar com esperança para o futuro é mostrar encanto pelo presente”, concluiu o arcebispo.
Programação
Esta é a primeira vez que a Igreja Católica celebrará o Dia Mundial dos Avós. O Papa Francisco institui a comemoração que deve ser celebrada a partir de agora, todos os anos, no último domingo de julho – próximo ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus.
O assessor da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, padre Crispim Guimarães, participou da live para apresentar a programação completa de uma semana de eventos voltados para os idosos e para as famílias do Brasil, que culminará na celebração do Dia Mundial dos Avós, no dia 25 de julho.
Para a ocasião, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida disponibilizou uma série de materiais para auxiliar nas atividades de celebração: o texto da Mensagem do Papa, uma sugestão de oração e um livreto com indicações pastorais, como sugestões para as homilias, memória das pessoas idosas mortas em consequência da Covid-19 e dicas para realização de visitas aos idosos.
Para conferir a programação e os materiais, acesse: https://bit.ly/2TFB0Ei
Assista a live: