Neste dia em que a Igreja celebra a Solenidade de São José, Esposo de Maria, o ano dedicado ao Padroeiro Universal da Igreja ganha relevo e reforça o chamado aos cristãos, particularmente os pais e esposos, a imitarem as suas virtudes e o seu desvelo. Para o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, a proposta do Ano de São José é “um testemunho, um olhar, é uma luz para o mundo que está em crise da paternidade, uma crise muito grande de liderança, de zelo, de cuidado”.
Em sua carta Patris Corde (Com o coração de Pai), o Papa Francisco ressalta que a grandeza de São José consiste no fato de ter sido o esposo de Maria e o pai de Jesus. “Como tal, afirma São João Crisóstomo, «colocou-se inteiramente ao serviço do plano salvífico»”, recorda Francisco. Ele também destaca que alguém se torna pai não apenas porque coloca no mundo um filho, “mas porque se cuida responsavelmente dele. Sempre que alguém assume a responsabilidade pela vida de outrem, em certo sentido exercita a paternidade a seu respeito”.
Nesse sentido, dom Ricardo Hoepers destaca a figura de São José: “além desta figura amável que nós temos, ele que esteve ao lado de Nossa Senhora, é também um testemunho de que a família pode superar os seus problemas – foram tantos os desafios de São José, foram tantas as intempéries, tantos momentos difíceis, e ele conseguiu com sua força, com sua generosidade superar esses problemas”.
São José no contexto de pandemia
Recordando o tempo em que a humanidade enfrenta a pandemia do novo coronavírus, dom Ricardo ressalta que a figura de São José neste tempo, no qual também se observa a crise de lideranças, “é a figura de uma família sólida, firme, que não desanima, que enfrenta os problemas e que supera os problemas”.
- Ceará promove 1º Simpósio Regional da Pastoral Familiar
- Dioceses do Nordeste 2 promovem assembleias
- Nota de Pesar – Dom José Luiz Azcona Hermoso
- Seguem abertas as inscrições abertas para o Congresso Nacional da Pastoral Familiar
- Coordenadores e agentes de Rio Branco se reúnem para momentos de formação e espiritualidade
ACESSE TAMBÉM:
Portal Vida e Família prepara especial sobre São José e Ano Família Amoris Laetitia