Teve início neste domingo (20), o terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil – que será celebrado entre os dias 20 de novembro de 2022 e 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).
A abertura oficial foi realizada no sábado (19), com a Santa Missa presidida às 18h, no Altar Central de Aparecida, pelo bispo de Nova Hamburgo (RS), Dom João Francisco Salm, que também é presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Para ele, o Ano Vocacinal é um tempo favorável para vivenciar a experiência de um verdadeiro encontro com Jesus Cristo. “Para contemplar Seu rosto, ouvir Sua voz, perceber o Seu chamado e deixar-se enviar para a missão. Um encontro vivo, decisivo e convincente, experiência forte, marcante, que transforme e vivifique. Uma experiência que se torne capaz de sustentar nossas vidas”, destacou.
O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira, convocou todos os fiéis a participarem deste momento da Igreja no Brasil. No vídeo, especialmente gravado para o Ano Vocacional, ele diz que Deus chama cada pessoa pelo nome e lhe dá a tarefa de contribuir para edificar uma sociedade mais justa, fraterna e solidária à luz do Evangelho. “Precisamos, pois, ouvir o que Deus tem a nos dizer a partir da oração e também do serviço às nossas comunidades”, ressaltou.
Pastoral Familiar
A Pastoral Familiar recebeu um desafio para ser realizado durante o 3º Ano Vocacional do Brasil, que terá início no próximo domingo, 20 de novembro. A proposta é do bispo auxiliar de Manaus (AM) e referencial da Pastoral Vocacional no Brasil, dom José Albuquerque.