A Semana Nacional da Família foi oficialmente iniciada nas regiões episcopais da Arquidiocese de Fortaleza, no Regional Nordeste 1 (Ceará), com uma intensa programação pastoral, espiritual e comunitária que destacou a importância da valorização da família cristã. A abertura contou com missas solenes, caminhadas, cafés da manhã em homenagem aos pais, envio de missionários e os primeiros encontros da “Hora da Família”, reunindo centenas de fiéis em comunidades urbanas e rurais.
Na Região Sertão São Francisco das Chagas, a Paróquia São Miguel Arcanjo (Itapebussu, Canindé) promoveu a primeira Caminhada da Família. Em Paramoti, a Paróquia Nossa Senhora Sant’Ana celebrou missa solene e enviou missionários para visitar os lares. A paróquia é composta por 44 comunidades e 8 setores.
Na Região Nossa Senhora da Assunção, São Pedro (Barra do Ceará) e Nossa Senhora de Fátima (Álvaro Weyne) deram início à semana com ações voltadas aos pais e à distribuição da programação conforme o subsídio “Hora da Família “.
A Região Bom Jesus dos Aflitos abriu a Semana na Paróquia Santo Antônio de Pádua (Pici) com celebração e engajamento das pastorais. A paróquia do Imaculado Coração de Maria (Henrique Jorge) também promoveu um encontro.
Na Região São José, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Praia do Futuro) iniciou a Semana Nacional da Família com a missa de envio dos agentes para a missão na implantação da Pastoral Familiar. A programação também se estendeu às paróquias Nossa Senhora da Saúde, Cristo Rei e Nossa Senhora da Piedade.
A Região Sagrada Família marcou presença com o primeiro encontro da “Hora da Família” na Paróquia Menino Jesus, e com missas de abertura e atividades nas paróquias São João Batista (Mucunã), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Jereissati I), Santo Antônio (Itaitinga) e São José (Maracanaú).
Na Região Nossa Senhora dos Prazeres, a Paróquia São Geraldo Majella (Planalto Caucaia) realizou a abertura oficial e distribuiu a programação aos fiéis. Por fim, a Região Nossa Senhora da Conceição celebrou missas de abertura nas paróquias São Francisco de Assis (Dias Macedo) e São José (Passaré).
A Semana Nacional da Família segue com encontros, celebrações e ações missionárias, promovendo a espiritualidade familiar sob o tema proposto pela CNBB para este ano: “É tempo de júbilo em nossa Vida” e com o lema “Ora, a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. (Romanos 5.5).