A diocese de Foz do Iguaçu (PR), que integra o Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolheu nos últimos dias dois importantes encontros da Igreja Católica do Paraná. O primeiro, a Assembleia dos Bispos, reuniu o episcopado Paranaense da noite da quarta-feira (17), até o meio dia de sexta-feira (19), quando iniciou-se o encontro dos bispos com coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora, coordenadores da Pastoral Familiar e lideranças em outros âmbitos do cuidado com as famílias para uma “Conversa Sinodal e Propostas Pastorais inspiradas na Amoris Laetitia: um olhar sobre o cuidado com as famílias”.
Na noite do sábado (20), os casais coordenadores diocesanos da Pastoral Familiar reuniram-se com a coordenação nacional e regional, com a presença do bispo de Ponta Grossa (PR) e Presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari; e do bispo de Apucarana e referencial para a Pastoral Familiar no Paraná, dom Carlos José de Oliveira; para a realização da 6ª Assembleia Regional, que teve caráter eletivo.
Durante a Assembleia, que durou cerca de duas horas, foi apresentado um panorama da caminhada da Pastoral Familiar no último ano, as propostas em âmbito nacional e também a prestação de contas. Dom Bruno afirmou que essa assembleia, dentro de um evento regional com a presença de todo o episcopado, foi uma grande graça para a caminhada da Pastoral Familiar no Regional.
O ponto alto da assembleia foi a reeleição, por aclamação, da coordenação regional. O casal Cloves e Milene Angeleli, da diocese de Toledo (PR), foi reconduzidos à coordenação da Pastoral Familiar no Paraná, junto com o padre assessor eclesiástico, Glauco de Camargo, para o próximo triênio.
Confira o pronunciamento da nova coordenação:
Texto: Karina de Carvalho Nadal – CNBB Sul 2 Jorge Teles – Diocese de Guarapuava