O bispo da Diocese de Campina Grande (PB) e presidente da Comissão Regional Pastoral para a Vida e a Família da CNBB Nordeste 2, dom Dulcênio Fontes de Matos, divulgou mensagem por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias. O evento teve início segue até domingo (26), em Roma e em todas as dioceses do mundo, refletindo o tema “Amor em família: vocação e caminho de santidade”.
No texto, dom Dulcênio chama a atenção para o chamado vocacional à família e sua realidade missionária. “A vocação e missão matrimoniais são um ‘caminhar junto’ de uma pequena comunidade cristã que, pelo amor e pela fé, se reúne para ser agradável a Deus”, destaca o bispo.
Dom Dulcênio também expressa sua expectativa em relação aos frutos do X Encontro Mundial das Famílias. “Que as reflexões que antecedem e se desenvolverão nestes dias permeiem o seio de cada lar”, diz no comunicado.
Também da Paraíba, o bispo da Diocese de Cajazeiras e secretário-geral da CNBB Nordeste 2, dom Francisco de Sales, emitiu uma carta às famílias primeiro expressando solidariedade a todos os que perderam seus entes queridos durante a pandemia do coronavírus. O religioso também destacou a juventude desalentada e pobre.
“É chegado o momento de reaquecer os nossos corações para retomarmos o curso natural de nossa vida em comunidade, consistentes de que nesta marcha do povo santo de Deus, a família ocupa um lugar insubstituível. Por isso, este deve ser um tempo privilegiado de escuta, de encontro e de conversa franca sobre a realidade de nossas famílias”, diz dom Sales em um trecho da carta. Confira o texto.
Foto: Pascom Campina Grande (PB)/ *Com informações do CNBB NE2