No último fim de semana (23 e 24), a Arquidiocese de Brasília sediou a primeira fase do curso Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF), promovido pela Comissão Regional Centro-Oeste (RCO) da Pastoral Familiar, pertencente à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro foi realizado na sede da Secretaria Nacional da Pastoral Familiar (Secren) e reuniu 37 agentes das dioceses de Brasília e Luziânia.
A formação contou com a presença de diversas lideranças que enriqueceram o conteúdo do curso: padre Rodolfo Pinho, assessor Nacional da Comissão Nacional da Pastoral Familiar; Dom Vicente Tavares, bispo referencial do Regional Centro-Oeste e da Arquidiocese de Brasília; Pe. Fábio Muniz, assessor eclesiástico do RCO e da Arquidiocese de Brasília; Sílvio e Aline, casal Coordenador-Geral do RCO; Niu e Adriana Ricci, casal Vice-Coordenador do RCO; o casal Jaime e Salete, do Núcleo de Formação e Espiritualidade; Fábio e Sílvia, casal Coordenador-Geral da Pastoral Familiar na Arquidiocese de Brasília.
A programação de sábado iniciou com um café da manhã de acolhida, seguido pela apresentação do INAPAF, conduzida por Jaime e Salete. Em seguida, Dom Vicente refletiu sobre a “Dignidade da pessoa, premissa da Igreja”, e o padre Rodolfo abordou o tema “Estabelecer a proximidade, requisito para a comunhão”.
No período da tarde, Sílvio e Aline apresentaram a estrutura da Pastoral Familiar; o casal Antônio e Vivian tratou da “Família no plano de Deus”; Niu e Adriana explanaram sobre a “União conjugal e o sacramento do matrimônio”; e, para concluir o dia, Fábio e Sílvia destacaram a importância do “Trabalho em grupo”.
Já no domingo, após o café da manhã, Jaime e Salete apresentaram a dinâmica do setor pré-matrimonial; em seguida, Niu e Adriana falaram sobre o setor pós-matrimonial; ainda na manhã de domingo, o grupo participou da Santa Missa no Santuário do Santíssimo Sacramento, celebrada pelo padre Wilson Pereira. Novamente, Jaime e Salete conduziram a reflexão sobre o setor casos-especiais. O encontro foi encerrado com avisos e orientações gerais, deixando os participantes motivados para dar continuidade ao processo formativo.
Texto: Nete Lobo - Agente de Comunicação do Regional Centro-Oeste