A Diocese de Campos (RJ), que faz parte do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), passou a adotar o Itinerário Vivencial de acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio como o único material na preparação dos casais que desejam celebrar o matrimônio. A decisão foi publicada em decreto pelo bispo local, Dom Roberto Francisco Ferreira Paz.
De acordo com a exposição do prelado, a iniciativa tem o objetivo de implementar a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco, que orienta sobre a importância da preparação dos namorados e noivos com um caminho/itinerário a ser percorrido e uma maior inserção na comunidade eclesial. O decreto aponta que estes encontros de formação serão realizados por membros da Pastoral Familiar.
“Na verdade, trata-se de aprofundar essa caminhada, que não é apenas uma reflexão temática, ou uma série de palestras, não, ao contrário. A formatação atual é justamente um momento de discernimento, catecumenado matrimonial, aprender a ser discípulo como noivo, ou buscando o casamento, preparar-se para esse momento, mas preparar-se com a Igreja, com o encontro profundo com Cristo. Porque se não, não deixa de ser apenas uma dinâmica de grupo que não toca o coração, que não elabora um projeto de vida e que não assume um compromisso”, afirmou Dom Roberto.
“O que temos visto em outros lugares de matrimônios de curta duração não tem no mapa. Se o sacerdote demora nove anos para ser ordenado, uma série de palestrinhas de fim de semana não prepara para o matrimônio. Como é algo sagrado, divino, tem que ser muito bem-preparado”, completa o bispo de Campos (RJ).
Itinerário Vivencial
Elaborado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio é realizado por oito meses, onde os futuros cônjuges passam por um processo formativo, através de encontros personalizados. Trata-se de um encontro mensal do casal formador com o casal de noivos.
Adquira aqui o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio
Formação
Para capacitar os agentes da Pastoral Familiar sobre o subsídio, a Pastoral Familiar também disponibilizou um curso à distância na sua plataforma de formação. O material se propõe a ajudar os casais que acompanharão os noivos nas paróquias, durante a preparação para a vida Matrimonial. Estes casais verão que os exercícios propostos ajudarão também o próprio Matrimônio, consolidando e abrindo novas perspectivas evangélicas na relação a dois e com os filhos. Ao final do curso os alunos receberão no e-mail cadastrado o certificado de conclusão da formação emitido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).