Em São Cristovão (SE), cerca de 160 agentes da Pastoral Familiar do Regional Nordeste 3, que compreende as dioceses da Bahia e de Sergipe, participaram de um encontro sobre o catecumenato matrimonial. Foram três dias de muito aprendizado, troca de experiências e comprometimento com a preparação matrimonial no modelo de catecumenato personalizado. O evento foi conduzido pelo Padre Crispim Guimarães, ex-assessor da Comissão Episcopal para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O encontro enfatizou a importância de “cuidar e defender a vida” desde o ventre da mãe até o seu fim natural. Durante as palestras e momentos de reflexão, ficou evidente que a formação é essencial para preparar as famílias para o sacramento do Matrimônio, pois o testemunho é o primeiro e mais importante passo.
Os participantes foram encorajados a buscar conhecimento e a vivência do amor e da espiritualidade, a sair da zona de conforto e a mergulhar em águas mais profundas. A preparação matrimonial precisa ser sólida e vivida, mostrando a importância do Sacramento do Matrimônio e da formação da Família, principalmente nos tempos desafiadores que o mundo enfrenta atualmente.
Ao passo que o encontro avançava, foi destacada a necessidade de transmitir para todos os valores cristãos, éticos e morais que devem nortear a família, que é o alicerce da sociedade. Famílias estruturadas constroem um mundo melhor, mais humano, com políticas públicas sólidas e cidadãos responsáveis. As famílias são formadoras de vocações, políticos, sacerdotes, leigos, religiosos; elas desempenham um papel fundamental no futuro da humanidade.
O casal coordenador Regional Nordeste 3, Júlio e Kátia, ressaltou a importância do encontro. “Foi um final de semana maravilhoso, onde trocamos experiências, aprendemos e partilhamos a necessidade de uma preparação para a vida matrimonial com mais conteúdo, evitando assim que essas famílias se tornem casos especiais”, disseram Júlio e Kátia.
“Que os ensinamentos e aprendizados vivenciados nesses dias sejam levados adiante, fortalecendo as famílias e contribuindo para a construção de um mundo mais fraterno e acolhedor, em que o amor e a fé sejam os alicerces da convivência e do crescimento humano e espiritual”, concluiu o padre Crispim Guimarães. Também estiveram presentes no evento o padre José Dácio dos Santos, coordenador arquidiocesano de Pastoral Familiar, o padre Adilson do Patrocínio, assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar.
Texto: Júlio e Kátia Sousa - Coordenação da Pastoral Familiar no Regional Nordeste 3 Edição: André Luiz Gomes






