O Santuário Nacional de Aparecida acolhe neste domingo (14) acolhe cerca de 30 mil irmãos do Caminho Neocatecumenal de todo o país. Isto porque ocorrerá, a partir das 15h, uma celebração especial em comemoração aos 50 anos do itinerário de iniciação cristã no Brasil. O evento contará com a presença do cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, e do Cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer. Diversos arcebispos, bispos e padres também são esperados no encontro.
A celebração começará com a proclamação da Palavra e a pregação do Kerigma, conduzida pela equipe responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil: Padre José Folqué, Raúl Viana e Tonha Cendán. Em seguida, Dom Orani presidirá a Eucaristia.
Após cinco décadas, o Caminho Neocatecumenal está presente em mais de 100 dioceses – são aproximadamente 500 paróquias com 1.800 comunidades em todo o país. Este itinerário de iniciação cristã pós-batismal está a serviço da Igreja para a Nova Evangelização, anunciando o amor de Jesus Cristo para todas as nações. Este anúncio tem transformado a vida de muitas pessoas que se abrem ao chamado do Senhor, resultando no surgimento de novas vocações: presbíteros, religiosas e famílias abertas à vida, conforme a Encíclica Humanae Vitae, de São Paulo VI.
História
O primeiro anúncio no Brasil ocorreu em 1974, nos estados do Paraná e de São Paulo nas dioceses de Umuarama (PR), Toledo (PR), Franca (SP) e Jaboticabal (SP). As primeiras comunidades foram formadas por duas equipes de catequistas itinerantes enviados pela Equipe internacional responsável pelo Caminho, Kiko Argüello e Carmen Hernández.
O Caminho Neocatecumenal teve início em 1964 nas favelas de Palomeras Altas, em Madri (Espanha), num ambiente de vulnerabilidade, quando o pintor espanhol Kiko Argüello, após uma crise existencial e uma profunda experiência de conversão, decidiu viver entre os pobres para, no sofrimento deles, encontrar e contemplar Jesus Cristo.
Neste ambiente, Kiko conheceu a Serva de Deus Carmen Hernández. A pedido dos pobres, Kiko e Carmen começaram a anunciar o Evangelho, e os primeiros sinais de conversão surgiram quando essas pessoas responderam à Palavra de Deus. Em 1971, o presbítero italiano Mário Pezzi se juntou à equipe de Kiko e Carmen.