Entre os dias 21 e 23 de agosto, em Natal (RN), ocorreu o IV Congresso Regional da Pastoral Familiar do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o tema: “Família Cristã: vocação ao amor e missão no mundo de hoje”. O encontro foi motivo para celebrar os 45 anos da Exortação Apostólica Familiaris Consortio (São João Paulo II) e 10 anos da Exortação Apostólica Amoris Laetitia (Papa Francisco), refletindo sobre as vivências e avanços da Pastoral Familiar, bem como o perfil do agente de pastoral à luz desses dois documentos pontifícios.
Na ocasião, foi possível vislumbrar um breve histórico da caminhada pastoral no Regional e projetar com esperança passos para o futuro. Estiveram representadas as 21 Dioceses que compõem o nosso regional, contando com mais de 500 inscritos.
Entre tantas presenças de irmãos e irmãs que fizeram acontecer este lindo Encontro, contamos com a presença de Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo da Diocese de Nazaré (PE), Dom José Vicente Pinto de Alencar da Silva, bispo da Diocese de Salgueiro (PE) e bispo referencial para a Pastoral Familiar no Regional Nordeste 2 da CNBB, Dom João Santos Cardoso Arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Natal (RN), Padre Rodolfo Chagas Pinho, Assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, Padre João Carlos Almeida, SCJ (Padre Joãozinho) Sacerdote do Sagrado Coração de Jesus, Alisson e Solange SChila, casal coordenador nacional da Pastoral Familiar (CNPF), Milton e Lourdes de Morais, casal vice-coordenador nacional, Geovaneto e Juliana Vilar, casal coordenador da Pastoral Familiar no Regional Nordeste 2, Anderson e Aila Regis, casal coordenador da Pastoral Familiar na Arquidiocese de Natal e Padre Arthur Ferreira Assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar na mesma Arquidiocese.
Durante o evento foi possível viver a experiência de envio missionário de todos os agentes presentes para a missão de cuidar das famílias. Bem como o anúncio do local para o V Congresso regional da Pastoral Familiar que acontecerá na Arquidiocese de Maceió (AL).
Transmissões
IV CONGRESSO REGIONAL NORDESTE 2 DA PASTORAL FAMILIAR
Tema: Família cristã: vocação ao amor e missão no mundo de hoje
Lema: A família é a primeira escola dos valores humanos (AL 274)
De 21 à 23 de agosto de 2026
Arquidiocese de Natal – RN
Sexta-feira – 21/08/2026 – PRIMEIRO DIA
https://www.youtube.com/watch?v=ahxbqBdXaA8&t=4s
• Santa Missa de Abertura – Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena (Bispo da Diocese de Nazaré – PE)
• Cerimônia de Abertura
• Conferência 1: “Família cristã: vocação ao amor e missão no mundo de hoje – A família é a primeira escola dos valores humanos” – Dom João Santos Cardoso (Bispo da Arquidiocese de Natal-RN)
Sábado – 22/08/2026 – SEGUNDO DIA – Manhã
https://www.youtube.com/watch?v=FsROeZeQwp0
• Celebração Eucarística
• Conferência 2: “Da pastoral de manutenção à Pastoral de acompanhamento” – Pe. Rodolfo Pinho (Secretário Executivo Nacional da Pastoral Familiar)
• Testemunho: Jovens acompanhados pelo Itinerário dos Namorados e Testemunho do Noivos acompanhados pelo Itinerário dos Noivos
• Conferência 3: “Ontem, hoje e os próximos passos da Pastoral Familiar” – Allison e Solange (Casal Coordenador Nacional da Pastoral Familiar)
Sábado – 22/08/2026 – SEGUNDO DIA – Tarde
https://www.youtube.com/watch?v=Xzer0ykk1qo&t=5s
• Conferência 4: “As periferias existenciais da família” – Pe. Joãozinho, SCJ
• Testemunho: Itinerário de Recém-casados e Testemunho Itinerário de Nova União
• Conferência 5: “A Espiritualidade do Agente da Pastoral Familiar” – Pe. Elvis Feliciano (Assessor Regional NE2 da Pastoral Familiar)
• Momento Mariano – Pe. Joãozinho, SCJ
• Adoração ao Santíssimo – Pe. Arthur
Domingo – 23/08/2026 – TERCEIRO DIA
https://www.youtube.com/watch?v=NYN8xXATCL8
• Oração Inicial: Espiritualidade de Santa Gianna – Em defesa da vida
• Testemunho: D. Lucy (mãe dos Gêmeos Ângelo e Augusto – Autistas)
• Conferência 6: “O que foi construído e o que ainda precisa ser fortalecido – Uma análise da ação Evangelizadora da Pastoral Familiar no Regional Nordeste 2” – Geovaneto e Juliana (Casal Coordenador Regional NE2 da Pastoral Familiar)
• Agradecimentos
• Anúncio da cidade de Maceió-AL – V CONGRESSO REGIONAL DA PASTORAL FAMILIAR
• Missa de Envio.

