Iniciativa já faz parte das ações dos casais cooperadores do serviço recém lançado
Para celebrar temas relacionados à promoção, à defesa e ao cuidado com a vida, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB propôs um calendário com datas religiosas e civis para que possam compor uma série de atividades que mobilizem as comunidades em torno do assunto. As datas fazem parte do subsidio elaborado para apoiar os casais cooperadores do Serviço à Vida, iniciativa que articula todos os setores da Pastoral Familiar.
“Esse calendário poderá ser implementado de acordo com as atividades próprias de cada região. São datas motivacionais para se celebrar e acrescentar iniciativas em favor da vida”, ressaltou o assessor da Comissão Vida e Família e secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), padre Crispim Guimarães.
“A principal atividade do Serviço à vida culmina na Semana Nacional da Vida, que acontece toda primeira semana do mês de outubro, terminando com a celebração do dia do nascituro no dia 8 de outubro”, completou o padre.
Para janeiro de 2021, por exemplo, foi sugerido o tema do Santíssimo Nome de Jesus, com orações pelas crianças que receberam seus nomes e não puderam nascer, além de promover grupos de pais e mães que rezam pelos seus filhos e discutir sobre a importância de escolher nomes sob os olhos da fé.
Já no calendário civil, há a comemoração do Dia Nacional da Parteira Tradicional, celebrado no dia 20 de janeiro, o dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, no dia 28, e o dia Mundial do Hanseniano, no último domingo do mês (31).
Serviço à Vida
A iniciativa é uma articulação, de forma transversal, entre os três setores da Pastoral para conscientizar os integrantes sobre os dilemas atuais no Brasil e no mundo ligados ao tema. Anteriormente, era realizado o trabalho de promoção e defesa da vida. A partir de agora, essa atuação consistirá numa ação contínua e permanente que também vai considerar o “cuidado” com a vida.
A ideia do serviço à vida parte da exortação apostólica Familiaris Consortio, do Papa João Paulo II. O documento propõe quatro deveres essenciais para fortalecer o sentido da família na vida cristã: a formação de uma comunidade de pessoas; o serviço à vida; a participação no desenvolvimento da sociedade; e a participação na vida e na missão da Igreja.
Para articular o serviço, a Pastoral Familiar conta com casais cooperadores escolhidos para esta missão de motivar, organizar e participar de atividades pastorais em todas as regiões do país.
Baixe o material e confira todas as datas:
Foto de capa: Eric Rothermel / Unsplash