Entre os dias 06 e 08 de setembro, a Diocese de Cruz das Almas (BA) foi palco do VIII Congresso Regional da Família, promovido pela Coordenação Regional da Pastoral Familiar do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento reuniu bispos, padres, diáconos e mais de 300 congressistas dos estados da Bahia e do Sergipe. No total, 22 das 26 dioceses do regional marcaram presença no evento que teve como tema “Família e Amizade”, inspirado pelo lema “Já não vos chamo servos, vos chamo amigos” (Jo 15, 15).
Durante os três dias de programação, os participantes vivenciaram momentos de espiritualidade e reflexão, com celebrações eucarísticas e conferências que abordaram temas cruciais para a vida familiar. Entre os destaques das palestras, estavam tópicos como “Desafios da Família na Vida Contemporânea”, “Bioética”, “Vícios e Virtudes, Amizade Familiar e Desafios”, “Vivendo a Fé no Cotidiano”, e “Família, Fora de Moda?”. A presença do casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, de Dourados (MS), enriqueceu os debates, trazendo contribuições valiosas sobre a missão da família na contemporaneidade.
“Foi um privilégio imenso participar deste congresso e testemunhar o amor de Deus presente nas famílias do Regional Nordeste 3. Saímos daqui fortalecidos pela fé e certos de que cada um dos presentes está comprometido em ser um sinal vivo de Cristo no seio familiar. Que todas as famílias possam levar adiante essa missão, sendo luz e sal no mundo. Contem sempre conosco nessa caminhada de evangelização e amor”, contaram Alisson e Solange Schila.
Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, presidente do Regional Nordeste 3 e bispo da Diocese de Camaçari, destacou a relevância do evento. “Foi um momento de renovação e graça. A Igreja está viva e empenhada em apoiar as famílias em sua missão de viver o Evangelho no dia a dia”, disse.
A Celebração Eucarística de abertura, presidida por Dom Antônio Tourinho Neto, bispo da Diocese de Cruz das Almas, ressaltou a importância da amizade social dentro das famílias, ponto central da oração oficial do congresso, composta pelo próprio bispo.
Uma das marcas desse congresso foi o espírito de sinodalidade, com a união de pastorais, movimentos e organismos eclesiais trabalhando em comunhão. Charles e Elciane, casal coordenador Regional NE3 do Encontro de Casais com Cristo (ECC), destacaram a importância de caminharem juntos em prol de uma Igreja sinodal. “Esse congresso foi um momento único de partilha e fortalecimento dos nossos laços. Trabalhar em conjunto com a Pastoral Familiar só reforça que, em unidade, podemos fazer mais pela evangelização das famílias e pela construção de uma Igreja cada vez mais fraterna e acolhedora”, avaliaram.
Da mesma forma, o casal coordenador regional da Pastoral Familiar, Júlio e Kátia Sousa, agradeceu a participação de todos. “Cada família que participou nos trouxe novas esperanças e reforçou a nossa missão de servir ao Senhor por meio da Pastoral Familiar”, afirmou Júlio. “Foram dias de partilha, oração e amizade. Estamos muito gratos a todos que contribuíram para a realização deste evento e, especialmente, a cada família que veio viver conosco essa experiência tão profunda. Que possamos levar para nossas paróquias e dioceses tudo o que aprendemos aqui e continuar construindo famílias fortes e evangelizadoras”, completou Kátia.
No encerramento do congresso, o casal coordenador regional, Júlio e Kátia Sousa, juntamente com Dom Carlos Alberto dos Santos, bispo referencial do NE3, e o Pe. Edson Bahia, anunciaram o IX Congresso Regional NE3 da Família, que acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de setembro de 2026, na Diocese de Alagoinhas (BA). Além disso, foi reforçado o convite para o Congresso Nacional da Família, marcado para os dias 13, 14 e 15 de setembro de 2025, em João Pessoa (PB), com inscrições já abertas.
Texto por: Júlio e Kátia Sousa, Casal Coordenador Regional NE3 da Pastoral Familiar. Edição: André Luiz Gomes Fotos: Equipe de Comunicação do 8º Congresso Regional NE3 da Família