O 14º Simpósio Nacional das Famílias e a Peregrinação Nacional das Famílias foram encerrados com a celebração da Santa Missa neste domingo (26), presidida pelo Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes. Nos dois dias, o evento reuniu cerca de 4 mil pessoas, entre integrantes da Pastoral Familiar e de Movimentos Eclesiais. Neste ano, o momento culminou com a liturgia da Santíssima Trindade e a Jornada Mundial das Crianças, comemorada em todo o mundo, e a 3ª Romaria Nacional das Crianças.
Ao ressaltar a solenidade celebrada na Igreja Católica, o prelado afirmou que a Santíssima Trindade também é família. “Com esse amor da trindade vamos amar o irmão, vamos viver a fraternidade e comunhão. Isso é espiritualidade trinitária. Deus é família, Deus é equipe, Deus é comunidade. Deus não é solidão”, disse. “Não vou me isolar, não vou ser egoísta porque tenho uma fé trinitária”, completou o arcebispo de Aparecida.
“Quando nós vamos vivendo esse espírito de comunhão, de fraternidade e de amizade social estamos sendo trinitários. Que maravilha o chamado da família divina para sermos um. Portanto, a fé na trindade vai ajudar aos pais a formar na família, com as crianças, um reflexo original da Santíssima Trindade”, destacou dom Orlando Brandes, que convocou os pais à abertura à vida. “Precisamos de mais nascimentos de crianças para o futuro do mundo, para o bem da Igreja. Sejam generosos”, pediu.
Intercessão
No sábado (25), a celebração das 18h foi presidida pelo bispo de Campo Mourão (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Bruno Versari. Ele destacou a realização do Simpósio Nacional das Famílias e o apoio da Virgem Maria às famílias.
“Viemos à casa da mãe pra ganhar um colo, sentir se bem e pedir a sua intercessão, as famílias passam por grandes desafios e turbulências, e que tem hora que as forças vão se minguando. Mas juntos aqui na casa da Mãe a gente pede a sua intercessão, pelos bispos, padres que levam tempo para ajudar as famílias”, disse. “Consagro à proteção de todas as famílias, a família de Nazaré, que em meio às ventanias e vendavais difíceis não esmoreçam. Que a sagrada família, proteja os noivos que se preparam para o matrimônio, e as famílias que estão já exercendo o matrimônio”, completou.
Recordando o evangelho da Solenidade da Santíssima Trindade, em que Jesus envia os discípulos a batizarem a todos os povos, o bispo destacou a importância da participação dos pais na vida cristã dos filhos. “O extraordinário ato do batismo transparece o amor de Deus, habitando naquela criança, vivendo em sua essência. Esse é o primeiro direcionamento para o caminhar espiritual do indivíduo, a representação do amor divino fazendo morada naquele ser. O batismo é a afirmativa que Deus está com ela, direcionando homens e mulheres de fé que farão a diferença no mundo”, afirmou.