O Dia das Mães é celebrado no próximo domingo, 12 de maio. O Portal Vida e Família propõe à Pastoral Familiar do Brasil confiar cada mamãe à proteção e intercessão de Maria, Mãe de Deus e nossa, dedicando a elas um momento de oração. A proposta oracional é extraída do roteiro preparado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) para o Dia das Mães de 2022.
Confira o texto da oração para o Dia das Mães:
Maria sempre Virgem, doce Esposa e Mãe terna, consagramos e confiamos ao teu Imaculado Coração todas as mães e as nossas famílias. Traz-lhes paz, unidade, amor e perdão.Apoia com a tua solicitude as famílias em dificuldade e reúne as famílias divididas com a força do teu Coração. Protege a vida nascente e concede a alegria da maternidade aos que anseiam por isso.Orienta nossos filhos para que possam manter a fé no Senhor e o afeto à própria casa. Ajuda os que são provados por doenças, por sofrimentos, por decepções, pela solidão. Fornece trabalho e pão de cada dia para todos.Sê nossa força nas fadigas de cada dia e obtém para nós de Deus a graça da Sua Bênção e o aumento da nossa fé.Amém
Catequese sobre as mães
O Dia das Mães também é ocasião de recordar algumas falas do Papa sobre a maternidade. Em 2015, quando ele dedicou várias catequeses sobre a família, ele tratou das mães na Audiência Geral do dia 7 de janeiro. Na ocasião, Francisco recordou que a Igreja é mãe e que cada pessoa tem uma mãe.
Uma observação é de que, mesmo sendo muito exaltadas nas poesias e naquilo que se diz sobre elas, as mães são pouco escudas e pouco ajudadas no dia-a-dia, além de serem pouco consideradas no seu papel central na sociedade e nem sempre valorizada na comunidade cristã. Francisco salienta que é preciso compreender as lutas das mães.
Na sequência daquela catequese (confira na íntegra aqui), ele faz uma série de referências às mães, as quais podem ser resumidas na lista a seguir:
- As mães são antídoto contra o propagar-se do individualismo egoísta
- As mães «dividem-se», a partir do momento que hospedam um filho para o dar à luz e fazer crescer.
- As mães são as que mais odeiam a guerra, que mata os seus filhos.
- As mães testemunham a beleza da vida.
- As mães escolhem dar a vida.
Ao final, ele ressaltou que “uma sociedade sem mães seria uma sociedade desumana, porque as mães sabem testemunhar sempre, mesmo nos piores momentos, a ternura, a dedicação, a força moral”.
“As mães transmitem, muitas vezes, também o sentido mais profundo da prática religiosa: nas primeiras orações, nos primeiros gestos de devoção que uma criança aprende, está inscrito o valor da fé na vida de um ser humano”, disse o Papa Francisco.
Ternura materna
Mais recentemente, no deste Ano da Oração proposto para 2024, Vatican News resgatou uma catequese do Papa Francisco sobre a oração, na qual ele compara a ternura de Deus com a ternura de uma mãe. Naquela ocasião, Francisco observou como uma mãe presente na Sala Paulo VI cuidava e alentava seu bebê no colo. Veja no vídeo a seguir: