Nesta quarta-feira (8), a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) convoca os agentes e todos os fiéis a darem um sinal de esperança em memória ao Dia do Nascituro. O gesto é uma forma de propagar a ‘Luz de Cristo’ para que possa iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas. A sugestão é de que a iniciativa seja realizada em espaços públicos ou em frente às igrejas, além de proferir a ‘Oração do Nascituro’.
Quando começou?
Desde 2011, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar prepara o Hora da Vida, subsídio que tem o objetivo de ajudar as comunidades e famílias a se organizarem e viverem bem a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro.
Já o sinal de esperança, realizado no Dia do Nascituro, e o Sinal de Alegria, proposto para a abertura da Semana Nacional da Vida, são realizados desde 2019. São duas ações públicas que possam acontecer em todo Brasil no mesmo dia e horário, demonstrando a força de mobilização em prol da vida, desde a concepção até seu fim natural.
Sugere-se que a comunidade local se mobilize e realize ações adicionais, de acordo com a sua realidade, como procissões, passeatas, oração do Santo Terço entre outras, unindo-se às demais pastorais, movimentos e serviços presentes na comunidade.
Oração do Nascituro
Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida.
Bendito sejais, porque nos criaste por amor.
Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno.
Nós vos agradecemos pelos nossos pais
e todas as pessoas que cuidam da vida
desde o seu início, até o fim.Em Vós somos, vivemos e existimos.
Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem.
Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde.
Daí às pessoas e às famílias o pão de cada dia,
a luz da fé e do amor fraterno.Nossa Senhora Aparecida,
intercedei por nossos nascituros,
nossas crianças, nossos jovens,
nossos adultos e nossos idosos,
para que tenham vida plena em Jesus,
que ofereceu sua vida em favor de todos.Amém!