Em 29 de agosto, dia em que a Igreja no Brasil celebra os Catequistas, é oportuno recordar o 11º Simpósio Nacional das Famílias realizado neste ano com o tema “Família e Catequese”. No evento, realizado virtualmente, em 29 de maio, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) possibilitou a reflexão e o aprofundamento do papel da família na formação cristã de seus membros, como verdadeiros catequistas.
Segundo o assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, durante o simpósio, foi possível “atravessar as diversas realidades que temos na família, e, em todas elas, temos espaço para sermos catequistas, fazermos catequese e também sermos catequisados“.
Em sua participação, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, destacou que o primeiro lugar da catequese é a família: “Os pais e os avós são os primeiros responsáveis pela educação na fé e para a fé das crianças, dos adolescentes e dos jovens. Cada família tem esta vocação: ser escola do amor e da fé, onde se aprende a escutar Deus cultivar proximidade com Jesus”.
Também o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Jânison de Sá, comentou sobre a missão dos pais na vida dos filhos. “São os principais responsáveis pela vida e pela educação. A missão de ensinar as orações básicas iniciais é deles, por serem eles os primeiros educadores na fé, e não dos catequistas”, destacou.
O padre ainda ressaltou: “A catequese está a serviço da iniciação à vida cristã, como um aprofundamento do primeiro anúncio recebido. Portanto, crianças, jovens e adultos que chegam na nossa catequese já deveriam ter recebido o primeiro na família”, completou o sacerdote. (Confira a palestra na íntegra).
O 11º Simpósio Nacional das Famílias ainda abordou o testemunho na missão catequética, o processo de preparação personalizada para o sacramento do matrimônio, a instituição do ministério de catequista pelo Papa Francisco, entre outros temas.
Recorde alguns momentos e reflexões sobre Família e Catequese:
Dom Joel Portella Amado – Instituição do Ministério de Catequista
Dom José Antônio Peruzzo – Palestra “Família e Catequese”
Itinerário Vivencial para o Sacramento do Matrimônio
Ferramentas para catequização na família
Foto de capa: Priscilla du Preez/Unsplash