Neste Dia dos Namorados, celebrado nesta quarta-feira (12), muito mais do que a troca de presentes e declarações de amor que não podem faltar nos relacionamentos, a Pastoral Familiar reforça um uma importante ferramenta para colaborar na formação dos jovens que ainda estão no processo de discernimento sobre a construção de futuras famílias. É o Itinerário de Namorados, que traz reflexões e temas sobre a valorização deste caminho rumo ao sacramento do Matrimônio ou para a vida religiosa.
O material já é utilizado em diversas partes do país e abre à possibilidade de vivenciar a experiência do amor cristão, aponta caminhos e sugere temas concretos para o tempo de namoro. “Esta preparação é fundamental e beneficia a todos. Ganham os namorados, ganhará as famílias que terão noivos e casais mais comprometidos com a Igreja doméstica. Ganhará a comunidade, o sacerdócio ou a vida religiosa, porque alguns poderão descobrir outra vocação. Também beneficia a comunidade, a Igreja e a sociedade, que terão pessoas comprometidas com o fermento do Evangelho”, definiu o assessor nacional da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, padre Rodolfo Pinho.
O subsídio foi elaborado em formato híbrido (impresso e on-line). O subsídio foi desenvolvido em parceria com a Pastoral Juvenil e movimentos eclesiais. Em seus 12 capítulos, o Itinerário de Namorados aponta caminhos, sugere temas concretos para o tempo de namoro, aprofunda questões que irão firmar ainda mais a alegria do amor.
Como ter acesso?
O Itinerário para os namorados custa R$ 15 e está disponível para aquisição na lojacnpf.org.br.
Dia dos Namorados
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, mas, no mundo afora, está relacionada ao dia 14 de fevereiro, quando são lembrados dois santos mártires de mesmo nome, o padre São Valentim e o bispo São Valentim de Terni. Os dois viveram por volta do século III e lutaram pelo matrimônio cristão, seja aconselhando os namorados e noivos, seja afirmando a importância do sacramento mesmo diante de perseguições.
Diante da perspectiva desta celebração com forte apelo comercial, a Igreja, por meio da Pastoral Familiar, tem oferecido luzes para iniciativas de reflexão e de celebração em vista da compreensão e valorização deste caminho que faz parte da preparação para o matrimônio, indo além da troca de presentes.