O presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Bruno Elizeu Versari, foi nomeado para uma nova missão, nesta segunda-feira, 10 de junho. Ele foi designado pelo Papa Francisco como novo bispo da diocese de Ponta Grossa (PR), após a acolhida do pedido de renúncia feito por dom Sérgio Arthur Braschi, que completou a idade para tornar-se bispo emérito.
Biografia e trajetória eclesial de Dom Bruno Versari
Nascido no dia 30 de maio de 1959, na cidade de Cândido Mota (SP), foi para o Paraná ainda criança, quando a família migrou para a região Sul. No ano de 1980, marcado pelo testemunho de São João Paulo II, entrou no Seminário Propedêutico em Maringá. Estou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina, entre os anos 1984 e 1987. Foi ordenado presbítero em 3 de janeiro de 1988, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Floresta (PR).
No exercício do seu ministério presbiteral, atuou como vigário; colaborou na formação dos seminaristas no Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Glória, em Maringá; foi pároco; ecônomo arquidiocesano; vigário geral; membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Presbíteros; e diretor da Rádio Colméia de Maringá.
Dom Bruno tem especialização em Educação Especial; pós-graduação em Teologia Bíblica, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Maringá, e em Teologia Bíblica – Novo Testamento, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Maringá.
No dia 19 de abril de 2017, foi nomeado bispo coadjutor da diocese de Campo Mourão. Recebeu a ordenação em 25 de junho do mesmo ano, tomando posse em 9 de julho de 2017. Meses depois, em 6 de dezembro de 2017, com a aceitação da renúncia de dom Francisco Javier ao governo pastoral de Campo Mourão, dom Bruno assumiu oficialmente a função de bispo diocesano.
Em 2019, foi escolhido pelo Conselho Permanente da CNBB membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família. No período, colaborou na produção e revisão dos materiais produzidos pela Comissão, foi responsável pelo acompanhamento administrativo da Secretaria Nacional da Pastoral Familiar (Secren/CNPF) e aplicou na diocese o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio sendo ele mesmo o catequista de dois casais de noivos.
Durante a 60ª Assembleia Geral, realizada em abril de 2023, foi eleito presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB.
Abaixo, a saudação da Conferência dos Bispos a dom Bruno:
Saudação ao novo Bispo da Diocese de Ponta Grossa
Estimado irmão, Dom Bruno Elizou Versari,
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com alegria a notícia de sua nomeação para a Diocese de Ponta Grossa, no Paraná, e manifesta gratidão ao Santo Padre, o Papa Francisco, em continuar a oferecer pastores para o rebanho das Igrejas Particulares de nosso país.
Tendo contribuído em diversas funções na Diocese de Campo Mourão, no Paraná, e também no serviço dedicado à nossa Conferência dos Bispos do Brasil na Comissão para a Vida e Família, agora o senhor é chamado a dar novo passo na doação à Igreja na Diocese de Ponta Grossa.
Possam as bem-aventuranças, proclamadas no Evangelho de hoje, ser sempre inspiração em sua trajetória, especialmente no sentido de, cada vez mais, tornar-se pobre em espírito para alcançar a graça do Reino dos Céus.
Que a Mãe da Graça Divina, a mãe do filho de Deus e de todos nós, padroeira da Diocese de Ponta Grossa, seja guia e intercessora nesta nova missão.
Em Cristo,
Dom Jaime Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBBDom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice- Presidente da CNBBDom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBBDom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB