A Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), iniciou na noite desta terça-feira, 2 de julho, o Encontro de Bispos Referenciais e Assessores da Pastoral Familiar. O evento formativo é realizado na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF), e segue até o final da manhã de sexta-feira, 5.
A Missa presidida pelo bispo eleito de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Vida e Família, dom Bruno Elizeu Versari, deu início ao encontro, convidando a confiar Naquele que conduz a barca da Igreja e acalma as tempestades.
Em sua homilia, dom Bruno destacou a catequese sobre a fé oferecida pela liturgia de hoje, com o Evangelho do capítulo 8 de Mateus. No texto proclamado, Jesus estava na barca com seus discípulos e, durante a tempestade, dormia.
“A barca, a imagem do início da Igreja sempre retoma a imagem da barca. E aqui os discípulos estão no comando. Jesus entregou pra eles o comando da barca e descansa sossegado. Porém, as ventanias, as tempestades e as limitações humanas geram insegurança diante das tempestades”, contextualizou dom Bruno.
Nesse momento, os discípulos pedem a Jesus que os salve. Para dom Bruno, o Evangelho motiva a permanecer firme diante dos ventos contrários.
“Somos chamados a permanecermos firmes diante dos ventos contrários à Igreja, à família, à vida. Ser firme na fé, pois aquele que nos conduz acalma as tempestades, todas as tempestades, também da nossa vida, da nossa missão, também da nossa Igreja”, exortou o bispo.
Referenciais e assessores
O Encontro de Bispos Referenciais e Assessores e Assessoras da Pastoral Familiar reúne bispos, padres, diáconos e religiosas que acompanham os agentes que atuam na evangelização das famílias nos dezenove regionais da CNBB pelo Brasil. Nesses dias de encontro formativo, será aprofundado o tema “Os desafios da evangelização na família hoje”.
Vão ajudar nas reflexões conduzindo os momentos formativos: o diretor do Centro de Pastoral Cebitepal, do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), padre Fábio Antunes Nascimento; a coordenadora do Centro de Formação Famílias Novas da Comunidade Canção Nova, Fabiana Azambuja; o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers; e o arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom Leomar Brustolin.
Fotos: Tómaz Alves/CNPF
Encontro Nacional de Bispos referenciais e Assessores da Pastoral Familiar e Movimentos Familiares