O Encontro de Casais com Cristo (ECC) celebrou, ontem, 10 de julho, 54 anos de criação. Em todo o Brasil, diversas atividades foram realizadas no “Dia Nacional do ECC”, estabelecido em 2021, após as celebrações do Jubileu de 50 anos do movimento criado pelo padre Alfonso Pastore, na década de 1970.
O bispo de Formosa (GO) e assessor eclesiástico nacional do ECC, dom Adair José Guimarães, motivou a realização de atividades de oração e de celebração “para juntos agradecermos a Deus por esse serviço-escola que tem feito tanto bem à evangelização das famílias”.
“Parabéns a todos pelo bonito trabalho de levar Cristo às famílias”, disse o bispo.
O primeiro Encontro de Casais com Cristo foi realizado na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Pompéia (SP), nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970. Ao longo desses 54 anos, o movimento tem atuado nas paróquias com o propósito de fortalecer e engajar as famílias na vida da Igreja. Atualmente, o ECC está presente em mais de 800 paróquias espalhadas por todo o Brasil e também em algumas dioceses do exterior. O ECC realiza um trabalho importante na evangelização dos casais e na formação cristã das famílias.
ECC na Pastoral Familiar
Durante a 48ª Assembleia Nacional da Pastoral Familiar, o ECC pôde apresentar suas atividades e a importância do trabalho realizado em todo o país, especialmente por ser a base da Pastoral Familiar em muitas paróquias.
O casal representante do ECC no Regional Centro-Oeste, Queiroz e Nazaré, entregou uma edição do Documento Nacional do ECC ao presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari, e recebeu um agradecimento especial pelo serviço do ECC em animar a evangelização das famílias em todo o país.
Serviço da Igreja
No Documento Nacional do Encontro de Casais com Cristo (ECC) está descrita sua missão no seio da Santa Mãe Igreja. O ECC “é um serviço da Igreja para evangelizar a família, primeiro núcleo da enculturação e da evangelização, ‘Igreja doméstica’ e ‘santuário da vida’, e para despertar os casais para as pastorais paroquiais” (Cap. 1, 1.1).
O trabalho realizado pelo ECC consiste na ação de levar os casais a uma vivência de maneira cristã do Matrimônio, proporcionar aos cônjuges uma inspiração para desenvolver o diálogo sincero entre eles e despertar o casal “para o sentido da vocação religiosa e matrimonial dos filhos, pois a família é ‘sementeira de vocação’”.
O ECC tem como espiritualidade o atendimento dos casais dentro do ambiente de cada paróquia. Por isso é um serviço às famílias de toda a paróquia, despertando-os a viverem o casamento essencialmente cristão, unindo mais os cônjuges em uma relação frutuosa, e incentivando um relacionamento e diálogo mais profundo com os filhos. O ECC, ainda, trabalha a parte formativa com os casais assistidos através de Documentos e Encíclicas da Igreja, como sua Doutrina Social.
De acordo com o fundador deste serviço escola, Pe. Alfonso Pastore: “O Espírito do ECC é a simplicidade, a doação, a oração, a pobreza, a humildade. Este é o caminho de Cristo, de São Francisco. Este é o caminho que liberta o coração e possibilita a fraternidade, que é o sinal do Reino do Pai”.