A Pastoral Familiar do Regional Nordeste 5 realizou, de 26 a 28 de janeiro, a 40ª Assembleia com as coordenações das dioceses do Maranhão. O evento foi realizado no Centro de Formação da diocese de Brejo (MA) e teve o objetivo de planejar as atividades de 2024, além de discutir sobre a sinodalidade e as ações do setor Pós-Matrimonial. Cerca de 90% das dioceses foram representadas.
Na sexta-feira (26), os participantes tiveram um momento de espiritualidade com a oração do Terço Mariano. Na sequência, uma mensagem do assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Rodolfo Chagas Pinho, e um vídeo explicativo do casal coordenador nacional do Setor Pós-Matrimonial, Binho e Sônia, foram apresentados.
Para aprofundar a temática da Sinodalidade, dom Armando Gutierrez, bispo da diocese de Bacabal e referencial para as famílias do Regional Nordeste 5, reforçou que a missão da Pastoral Familiar é trabalhar juntos pelas famílias. “O Espírito Santo nos está chamando a viver como Igreja a Sinodalidade. A ser um testemunho no mundo deste caminhar juntos cada vez mais fraterno, mais irmão”, disse dom Armando.
Foram três dias de estudo, reflexão e planejamento para o bom trabalho da Pastoral Familiar no Regional Nordeste 5. “Com fé em Deus estaremos todos juntos cumprindo nosso planejamento até o fim deste mandato que é em 2025”, declarou Joimar, do casal coordenador regional. “Fizemos um planejamento de trabalho e agora é seguir os passos das decisões que foram tomadas aqui na assembleia. Trabalhamos a sinodalidade que foi abordada pelo nosso bispo dom Armando Gutierrez e trabalhamos o setor pós matrimonial com base em algumas pesquisas buscando dados das dioceses”, completou a esposa Lourdinha.
Durante o encontro ficou decidido que a próxima Assembleia será realizada em 2025, na diocese de Caxias.