Continuando com as lives dos regionais promovidas pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar, na última quarta-feira, 16 de março, foi a vez do Regional Nordeste 3. Com território que abrange os estados da Bahia e Sergipe, com 26 regiões pastorais, o Regional conta com a presença da Pastoral Familiar desde 1997.
O momento de partilha transmitido pelas redes sociais da Pastoral Familiar teve a presença do casal coordenador regional, Elielson e Marizelma, da diocese de Serrinha (BA). Também esteve presente o bispo de Itabuna (BA) e referencial da Pastoral Familiar no Regional, dom Carlos Alberto dos Santos. Participou remotamente o assessor eclesiástico da Pastoral da CNBB Nordeste 3, padre Edson Bahia, da diocese de Camaçari (BA). Conduziram o momento o mediador, padre Fernando Francisco, assessor nacional do Setor Casos Especiais, e o casal coordenador nacional, Luiz e Káthia Stolf.
Riquezas e desafios
O Regional conta com uma grande dimensão geográfica. São 927 paróquias nas dioceses do Regional, com a Pastoral Familiar presente em 575 delas, tendo ainda 29 pastorais em fase de implantação. Um dos grandes desafios apontados durante a partilha diz respeito às distâncias, que dificulta um pouco um acompanhamento mais de perto. O casal coordenador regional contou qual foi a reação após avaliação da atuação da Pastoral Familiar no regional: “É uma gratidão. Quando fizemos esse levantamento do nosso regional, ficamos muito felizes por saber que, graças a Deus, a Pastoral Familiar está alavancando as ações em todas as paróquias”.
Káthia Stolf ressaltou a importância do apoio do clero para que o trabalho possa fluir de maneira dinâmica e harmoniosa: “ter o apoio de um bispo é maravilhoso! A gente sabe que quando o bispo caminha junto, assim como o assessor e os padres, as coisas fluem e o trabalho segue adiante”.
Animação do bispo
Em sua fala, o bispo ressaltou que, entre diversos aspectos, ele considera importante animar o trabalho da Pastoral Familiar nas dioceses e nas paróquias: “é importante que os bispos assumam com amor, com carinho, a família na sua diocese, afinal de contas, família bem-educada, família bem formada, teremos um futuro feliz. Eu fico muito feliz do nosso regional, com tantas pessoas bem qualificadas contribuindo cada uma de acordo com seu carisma”.
Confira como foi a live:
A próxima live com os Regionais será no dia 16 de março com o Regional Norte 1.
Texto: Por Júlio e Kátia
Agentes de Comunicação do Regional Nordeste 3
Coordenação Diocesana Pastoral Familiar em Itabuna (BA)