Com o tema Família e Amizade e o lema: “Já não vos chamo servos, mas amigos” (Jo 15,15), a Pastoral Familiar da Dioceses de Osasco, ligada ao Regional Sul 1 (São Paulo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou o Simpósio Diocesano das Famílias no último domingo (29). O evento ocorreu no Parque da Maturidade, em Barueri (SP) e contou aproximadamente 300 pessoas.
O evento teve início com a celebração da Santa Missa, presidida por Pe. Carlos Eduardo, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar. Na sequência foi apresentada a nova coordenação diocesana da Pastoral Familiar, composta pelo padre Luiz Rogério, o casal Carlos e Alessandra, novos coordenadores, e o casal Katia e Adriano, novos vice-coordenadores.
O Simpósio contou com as palestras de Silmara Leôncio, que meditou sobre o tema do encontro. As crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 19 anos, tiveram participação na Roda de Conversas, onde puderam falar sobre seus relacionamentos em família e no meio onde vivem. Este momento foi encerrado com a participação da Dra. Nerci Lopes.
No período da tarde, padre José Eduardo, presbítero da Diocese de Osasco, refletiu sobre o lema do evento: “Já não vos chamo servos, mas amigos (Jo 15,5)”. Depois disso, as pastorais, movimentos e serviços que atuam com famílias discutiram sobre como vivem a amizade nos seus trabalhos e apresentaram como é a atuação. A Comissão Defesa da Vida, Ministério de Famílias da Renovação Carismática, as Equipes de Nossa Senhora, o Encontro de Casais com Cristo (ECC), Pastoral da Sobriedade, Pastoral Familiar, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral Judiciária, Missão Ester, comunidade Famílias Novas do Imaculado Coração de Maria deram seus testemunhos. O momento formativo foi concluído pelo diácono Fábio Luiz, que falou sobre Espiritualidade em preparação ao Jubileu.
O Simpósio encerrou-se com momento de adoração ao Santíssimo. O evento foi ministrado pelo Ministério Peregrinos, e durante o dia foi realizado também atividades da Missão Ester com as crianças de 4 a 10 anos e da Comunidade Famílias Novas do Imaculado Coração de Maria, com os adolescentes de idade entre 11 e 17 anos.