A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) enviou, nesta sexta-feira (29), a carta convocatória para o Encontro Nacional de Movimentos e Serviços Eclesiais 2026. O evento será realizado no dia 28 de fevereiro do próximo ano, das 8h às 21h, na Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar, em Brasília (DF).
O encontro terá como pano de fundo dois marcos importantes para a vida da Igreja: os 45 anos da Exortação Apostólica Familiaris Consortio, de São João Paulo II, e os 10 anos da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco. Ambos os documentos continuam a iluminar a vocação e a missão da família cristã no mundo e reforçam o compromisso da Igreja em acompanhar, cuidar e formar as famílias em todas as suas realidades.
Segundo a carta convocatória, a proposta é oferecer um espaço de comunhão e partilha entre os diversos carismas que atuam na evangelização das famílias, reafirmando a importância de uma pastoral de conjunto. A carta cita as palavras do Papa Francisco, que convida a Igreja a ser “uma casa com portas abertas, que acolhe, escuta e caminha com todas as famílias”.
Também em sintonia com esse chamado, o Papa Leão XIV, em sua primeira Bênção Urbi et Orbi, destacou a necessidade de “uma Igreja que constrói pontes, que constrói o diálogo, sempre aberta para acolher a todos, de braços abertos, a todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, de diálogo e de amor”.
Público-alvo
É importante destacar que este encontro não é aberto ao público em geral. Ele é destinado exclusivamente a representantes de Movimentos e Serviços Eclesiais e demais membros indicados na carta convocatória, reforçando a intenção de promover uma reflexão e articulação direcionadas à evangelização das famílias.
Inscrições
A participação no encontro será gratuita. As inscrições estarão abertas até o dia 20 de outubro de 2025, exclusivamente no formulário abaixo.
Brasília (DF), 29 de agosto de 2025.
Reverendíssimo Bispo Referencial,
Caríssimo Assessor Eclesiástico,
Prezados Casais Coordenadores,
O ano de 2026 marca de forma especial os 45 anos da Exortação Apostólica Familiaris Consortio de São João Paulo II e os 10 anos da Exortação Apostólica Amoris Laetitia do Papa Francisco. Dois documentos fundamentais que continuam a iluminar a vocação, carisma e missão da família cristã no mundo, e que renovam o chamado à Igreja para cuidar, acompanhar e formar famílias em todas as suas realidades.
Em sintonia com esse momento tão significativo, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar convoca, com alegria e esperança, os representantes dos Movimentos e Serviços Eclesiais de todo o Brasil para o Encontro Nacional de Movimentos e Serviços Eclesiais, que será realizado no dia 28 de fevereiro de 2026 de 8 às 21 horas, na Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar, localizada no endereço SGAS 606, Conjunto D, Lote 42, atrás do Santuário Santíssimo Sacramento – Asa Sul, Brasília, (DF).
Esta será uma oportunidade única para celebrarmos os frutos destes dois importantes documentos, reafirmando juntos o compromisso com uma pastoral de conjunto, que valoriza os carismas específicos, promovendo e motivando que a unidade seja uma busca constante. Como nos recorda o Papa Francisco, a Igreja é chamada a ser “casa com portas abertas”, que acolhe, escuta e caminha com todas as famílias, reforçada por Papa Leão XIV em sua primeira Bênção Urbi et Orbi de 8 de maio de 2025, lembrando que precisamos de “…uma Igreja que constrói pontes, que constrói o diálogo, sempre aberta para acolher a todos, de braços abertos, a todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, de diálogo e de amor.”
A realidade atual exige de nós uma atuação cada vez mais articulada e sinodal. O cuidado com as famílias, diante dos desafios contemporâneos, não pode ser fragmentado nem isolado. É tempo de fortalecer a comunhão entre todos os que trabalham com a evangelização das famílias, para que, em unidade, possamos responder com coragem, ternura e fidelidade ao chamado de Deus.
As inscrições serão gratuitas e estarão abertas de 29 de agosto a 20 de outubro de 2025, exclusivamente pelo site www.vidaefamilia.org.br/encmovimentos2026.
Contamos com sua presença e apoio na motivação mútua de todos os movimentos e serviços. A participação efetiva de cada realidade enriquecerá este momento de renovação da nossa missão evangelizadora junto às famílias e, atentos a todas as suas realidades.
Que a Sagrada Família de Nazaré, modelo de amor, fé e serviço, interceda por este encontro e por todos os que se dedicam à bela missão de cuidar das famílias.
Fraternalmente,
Dom Bruno Eliseu Versari
Bispo da diocese de Ponta Grossa – PR
Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBBPe. Rodolfo Chagas Pinho
Presbítero da Diocese de Jacarezinho – PR, Assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB e Secretário Executivo Nacional da Pastoral FamiliarAlisson Roberto Schila e Solange Inês Gregory Schila
Casal Coordenador Nacional da Pastoral Familiar