• Política de Proteção da Infância e de Pessoas Vulneráveis
quinta-feira, outubro 15, 2026
  • Login
  • Registre-se
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
  • Login
  • Registre-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Noticias Família

Movimentos e Serviços Eclesiais são convocados para Encontro Nacional em 2026

Com foco na unidade pastoral, o encontro celebra os 45 anos da Familiaris Consortio e os 10 anos de Amoris Laetitia, reforçando a missão junto às famílias

29/08/2025
em Família, Igreja, No Brasil, Noticias
Tempo de leitura: 4 mins leitura
A A
0
Encontro Nacional de Movimentos e Serviços Eclesiais 2025

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) enviou, nesta sexta-feira (29), a carta convocatória para o Encontro Nacional de Movimentos e Serviços Eclesiais 2026. O evento será realizado no dia 28 de fevereiro do próximo ano, das 8h às 21h, na Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar, em Brasília (DF).

O encontro terá como pano de fundo dois marcos importantes para a vida da Igreja: os 45 anos da Exortação Apostólica Familiaris Consortio, de São João Paulo II, e os 10 anos da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco. Ambos os documentos continuam a iluminar a vocação e a missão da família cristã no mundo e reforçam o compromisso da Igreja em acompanhar, cuidar e formar as famílias em todas as suas realidades.

Segundo a carta convocatória, a proposta é oferecer um espaço de comunhão e partilha entre os diversos carismas que atuam na evangelização das famílias, reafirmando a importância de uma pastoral de conjunto. A carta cita as palavras do Papa Francisco, que convida a Igreja a ser “uma casa com portas abertas, que acolhe, escuta e caminha com todas as famílias”.

Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026

Também em sintonia com esse chamado, o Papa Leão XIV, em sua primeira Bênção Urbi et Orbi, destacou a necessidade de “uma Igreja que constrói pontes, que constrói o diálogo, sempre aberta para acolher a todos, de braços abertos, a todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, de diálogo e de amor”.

Público-alvo

É importante destacar que este encontro não é aberto ao público em geral. Ele é destinado exclusivamente a representantes de Movimentos e Serviços Eclesiais e demais membros indicados na carta convocatória, reforçando a intenção de promover uma reflexão e articulação direcionadas à evangelização das famílias.

Inscrições

A participação no encontro será gratuita. As inscrições estarão abertas até o dia 20 de outubro de 2025, exclusivamente no formulário abaixo.

Brasília (DF), 29 de agosto de 2025.

Reverendíssimo Bispo Referencial,

Caríssimo Assessor Eclesiástico,

Prezados Casais Coordenadores,

O ano de 2026 marca de forma especial os 45 anos da Exortação Apostólica Familiaris Consortio de São João Paulo II e os 10 anos da Exortação Apostólica Amoris Laetitia do Papa Francisco. Dois documentos fundamentais que continuam a iluminar a vocação, carisma e missão da família cristã no mundo, e que renovam o chamado à Igreja para cuidar, acompanhar e formar famílias em todas as suas realidades.

Em sintonia com esse momento tão significativo, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar convoca, com alegria e esperança, os representantes dos Movimentos e Serviços Eclesiais de todo o Brasil para o Encontro Nacional de Movimentos e Serviços Eclesiais, que será realizado no dia 28 de fevereiro de 2026 de 8 às 21 horas, na Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar, localizada no endereço SGAS 606, Conjunto D, Lote 42, atrás do Santuário Santíssimo Sacramento – Asa Sul, Brasília, (DF).

Esta será uma oportunidade única para celebrarmos os frutos destes dois importantes documentos, reafirmando juntos o compromisso com uma pastoral de conjunto, que valoriza os carismas específicos, promovendo e motivando que a unidade seja uma busca constante. Como nos recorda o Papa Francisco, a Igreja é chamada a ser “casa com portas abertas”, que acolhe, escuta e caminha com todas as famílias, reforçada por Papa Leão XIV em sua primeira Bênção Urbi et Orbi de 8 de maio de 2025, lembrando que precisamos de “…uma Igreja que constrói pontes, que constrói o diálogo, sempre aberta para acolher a todos, de braços abertos, a todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, de diálogo e de amor.”

A realidade atual exige de nós uma atuação cada vez mais articulada e sinodal. O cuidado com as famílias, diante dos desafios contemporâneos, não pode ser fragmentado nem isolado. É tempo de fortalecer a comunhão entre todos os que trabalham com a evangelização das famílias, para que, em unidade, possamos responder com coragem, ternura e fidelidade ao chamado de Deus.

As inscrições serão gratuitas e estarão abertas de 29 de agosto a 20 de outubro de 2025, exclusivamente pelo site www.vidaefamilia.org.br/encmovimentos2026.

Contamos com sua presença e apoio na motivação mútua de todos os movimentos e serviços. A participação efetiva de cada realidade enriquecerá este momento de renovação da nossa missão evangelizadora junto às famílias e, atentos a todas as suas realidades.

Que a Sagrada Família de Nazaré, modelo de amor, fé e serviço, interceda por este encontro e por todos os que se dedicam à bela missão de cuidar das famílias.

Fraternalmente,

Dom Bruno Eliseu Versari
Bispo da diocese de Ponta Grossa – PR
Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB

Pe. Rodolfo Chagas Pinho
Presbítero da Diocese de Jacarezinho – PR, Assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB e Secretário Executivo Nacional da Pastoral Familiar

Alisson Roberto Schila e Solange Inês Gregory Schila
Casal Coordenador Nacional da Pastoral Familiar

 

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Como gostaria de ser chamado(a)
E-mail *
De preferencia WhatsApp
Como gostaria de ser chamado(a)
Gostaria de pedir hospedagem solidaria? *
O encontro será realizado no sábado, 28 de fevereiro de 2026, das 8h às 21h. Caso deseje solicitar hospedagem solidária em casa de família, marque a opção correspondente acima e certifique se que seu número de telefone está correto. Assim, os casais hospedeiros poderão entrar em contato para confirmar a data e o horário da sua chegada.
=
Carregando

 

Tags: Encontro de movimentos e serviços
Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor
Anterior

Dia D da Família reúne cerca de mil pessoas em Tapiramutá (BA)

Próximo

Não perca! CNBB realiza seminário bíblico a partir de terça-feira (2)

Próximo
Mês da Bíblia vai debater Carta aos Romanos e lema do Jubileu

Não perca! CNBB realiza seminário bíblico a partir de terça-feira (2)

Para comentar é preciso estar logado!

Regionais

Categorias

Newsletter

Assine e mantenha-se informado!

+55 (61) 3443-2900

secren@vidaefamilia.org.br

Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.
  • Olá, estimadas famílias. Estamos aqui no Vaticano, na sala Paulo VI, para o nosso quinto dia de reflexões sobre os 10 anos da Amoris Laetitia. E hoje tratando especificamente dos do tema nas dificuldades da vida, acompanhamento e apoio necessário às nossas famílias.Para o início desta reflexão, foram introduzidos a os o tema com algumas colocações que vocês encontram também no site apontado onde estão todos esses subsídios que estamos aqui trabalhando. E tudo isso nos fez mergulhar ainda mais profundamente no capítulo oitavo de Amoris Laetitia, como em toda ela que permeia esse cuidado, esse apoio e esse acompanhamento.Mas hoje precisamente falando das dificuldades que passamos enquanto famílias, se suscita a necessidade de passarmos da assistência para o acompanhamento. A importância de formarmos redes de apoio tanto comunitária quanto profissional e pastoral. Não podemos estar sozinhos, precisamos de apoio de toda essa conjuntura.Ajuda mútua, sem julgamentos, fraternal, menos formal, precisamos de processos de discernimento.Nesses 10 anos, Amoris Laetitia nos leva a mostrar o rosto materno da Igreja. Materno como da mãe Aparecida, que ama e abençoa o Brasil. Por isso nós daqui pedimos também a bênção dela sobre todo o nosso povo brasileiro.Um fraterno abraço a todos.
  • Que Nossa Senhora Aparecida interceda por cada lar, fortaleça os casais, proteja as crianças, acompanhe os jovens e cubra com seu manto os idosos e todos aqueles que precisam de cuidado.Que Maria nos ensine a viver uma fé que se transforma em presença, cuidado e amor dentro de nossas famílias.Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!
  • Deus continua nos convidando. Como nossa família tem respondido?O Evangelho deste domingo nos apresenta um convite para participar da alegria do Reino. E, muitas vezes, Deus também nos chama por meio das pequenas oportunidades do cotidiano: na oração em família, na Santa Missa, no serviço, no perdão e na reconciliação.Que nesta semana nossa família tenha um coração disponível para dizer “sim” aos convites de Deus.
  • Famílias que evangelizam, Igreja que caminha junto!A missão de cuidar, acompanhar e fortalecer as famílias é um chamado de toda a Igreja. Em cada encontro, partilha e experiência, renovamos a certeza de que nenhuma família deve caminhar sozinha.Que possamos construir, juntos, uma Igreja cada vez mais próxima das famílias, acolhendo suas realidades, reconhecendo sua beleza e enfrentando seus desafios à luz do Evangelho.A família é caminho de esperança para a Igreja e para o mundo!
  • Famílias de todos os continentes, desafios semelhantes e uma missão que permanece: formar, acompanhar e evangelizar.Hoje, na Sala Paulo VI, refletimos sobre a realidade, a beleza e os desafios das famílias. Um caminho que pede uma Igreja cada vez mais próxima e preparada para caminhar com elas.Seguimos unidos às famílias do Brasil!
  • Home
  • Vídeos
  • Notícias
  • Artigos
  • Regionais
  • Cursos

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a Senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

  • Login
  • Inscrever-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.