A Pastoral Familiar do Regional Sul 1 (São Paulo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu diversos eventos nos últimos dias para fortalecer e instruir a ação dos agentes em diferentes localidades do estado no último final de semana.
Amoris Laetitia
Na manhã de domingo (08), a Diocese de Guarulhos realizou uma Manhã de Espiritualidade, que foi conduzido à luz da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco, refletindo sobre o amor na família como vocação, caminho de santidade e missão dentro da Igreja. Foi um momento rico de partilha, aprendizado e renovação do compromisso com as famílias da diocese.
Durante o encontro, os agentes contaram com a presença de toda Comissão Diocesana e do Pe. Rafael Nolli, da Região Episcopal Brasilândia, que nos inspirou e aprofundou o olhar misericordioso e pastoral que a Igreja convida a viver junto às famílias. No total, cerca de 200 agentes de toda a diocese e 30 crianças participaram do encontro.
Diocese de Registro
Também no domingo (8), o Centro Diocesano Pastoral Registro foi palco para a formação para Coordenadores da Pastora da Família das Paróquias. A formação teve início com a Santa Missa Presidido pelo Padre Roberto e contou com a presença do Assessor Diocesano Padre Rafael, do casal coordenador diocesano Ilso Luiz e Elinir e representantes das Paróquias: Registro ( Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Graças, Juquiá, Miracatu, Pedro de Toledo, Pariquera Açu, Rocio, Jacupiranga, Cajati e Eldorado.
De uma maneira clara o objetiva, Padre Rafael em sua formação explanou sobre as áreas de atuações da Pastoral da Família. “A missão da Pastoral Familiar é simples e profunda. Cuidar das famílias como Jesus cuidaria. Sem julgamento”, ressaltou.
Serviço à vida
No último sábado (7), a Comissão Regional em Defesa da Vida e a Pastoral Familiar promoveu um dia de Espiritualidade voltado aos agentes do Serviço à Vida e da Pastoral Familiar do Estado de São Paulo. O tema do encontro foi: AS 3 PROMESSAS – “UM CAMINHO DE VIDA PARA A VIDA”. Os palestrantes refletiram sobre as promessas que os noivos fazem ao receberem o Sacramento do Matrimônio: LIBERDADE, FIDELIDADE E ABERTURA À VIDA e, testemunham a graça de ser uma família “Aberta à Vida”, apesar dos desafios e dificuldades vivenciados atualmente.
O encontro foi acolhido pela Cúria Diocesana de Santo Amaro e terminou com a Santa Missa presidida por Dom Marcelo Antônio da Silva, bispo referencial da Pastoral Familiar na subregião São Paulo. O padre Berardo Graz, assessor eclesiástico da Defesa da Vida do Regional Sul 1 da CNBB, também participou do momento de comunhão.

