A Comissão Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), parabeniza o movimento Equipes de Nossa Senhora (ENS) pelos seus 75 anos de evangelização das famílias no Brasil. A data é celebrada nesta terça-feira (13), Dia de Nossa Senhora de Fátima.
Definido como um movimento de espiritualidade conjugal católico, leigo e constituído por casais que buscam no sacramento do matrimônio um ideal de vivência cristã, as Equipes de Nossa Senhora existem desde a década de 1930 e estão no Brasil desde 1950. A primeira equipe brasileira se reuniu em São Paulo, conduzido por Nancy e Pedro Moncau, junto com outros cinco casais e o Pe. Oscar Melanson. Atualmente, o casal Rose e Rubens são os responsáveis pela Super-Região Brasil juntamente com o padre Toninho.
As Esquipes de Nossa Senhora sempre participam do Encontro Nacional com Movimentos e Serviços Eclesiais, realizado todos os anos pela Comissão Vida e Família da CNBB.
Semana Nacional da Família
As Equipes de Nossa Senhora já contribuem para a evangelização das famílias brasileiras há muito tempo. A Semana Nacional da Família, que começa em agosto, teve início com encontros em Santos (SP), na década de 1970, com as Equipes de Nossa Senhora. Em 1992, a iniciativa foi aprovada para a celebração em âmbito nacional e foi assumida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).