O Papa Francisco abriu no início deste mês de outubro o processo de escuta para a próxima Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, em 2023. Toda a Igreja é convocada a participar do itinerário sobre o tema “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão“. E para auxiliar os agentes da Pastoral Familiar nesse processo, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) promove uma formação nacional no próximo 5 de novembro, uma sexta-feira, às 20h.
“Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão, na perspectiva da família” é o tema escolhido para este encontro nacional de formação em vista do sínodo 2023, cuja fase diocesana já teve início. Será o assessor desse evento o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado.
Foi preparado um formulário de inscrição para os envolvidos nas ações da Pastoral Familiar. São convidados os membros da CNPF, assessores e casais dos Setores da Pastoral Familiar, bispos referenciais, assessores e casais coordenadores dos Regionais, casais do Serviço à Vida, agentes de comunicação, equipes de atualização dos Guias e do INAPAF, Equipe de Produção de Subsídios, coordenadores e assessores eclesiásticos dos Movimentos.
“O assunto é de interesse de toda Igreja, por isso, é importante a participação dos envolvidos na Pastoral Familiar.
O tema da Sinodalidade deve perpassar as realidades e ações no serviço da Igreja. Sabemos que as dioceses já estão realizando muitas atividades com esta temática, mas dia 5/11, vamos aprofundá-la na perspectiva da FAMÍLIA“, ressalta o secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães.