No último Domingo (28), a Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Fortaleza, pertencente ao Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoveu uma formação sobre o Setor Casos Especiais, com foco no Itinerário para Casais em Nova União, realizada nas Regiões Episcopais da Arquidiocese. O encontro reuniu mais de 180 agentes pastorais comprometidos com o acolhimento e a integração de famílias em situações de fragilidades.
A formação foi guiada por documentos como Amoris Laetitia, Familiaris Consortio e o Catecismo da Igreja Católica, que embasam a missão apontada pelo subsídio do Setor Casos Especiais, e o Itinerário Para Casais em Nova União, reforçando que, embora o matrimônio seja indissolúvel, a igreja é chamada a acolher com misericórdia, acompanhar, discernir e integrar as fragilidades, em cada situação com sensibilidade pastoral.
Acolher, Acompanhar, Discernir e Integrar foram os quatro pilares abordados, destacando que, a missão da igreja é ser um hospital de campanha (AL 291), onde cada família encontra espaço para recomeçar e crescer na fé.
No momento de aprofundamento foram apresentadas orientações práticas do Guia do Setor Casos Especiais e iniciativas como o Itinerário Bom Pastor, que oferece um caminho concreto de inserção pastoral e espiritual para casais em nova união.