Por todo o país, comunidades, paróquias e dioceses celebraram, entre os dias 1° e 8 de outubro, a Semana Nacional da Vida 2022 e o Dia do Nascituro. Neste ano, o tema foi: “Serviço à vida: caminho de fecundidade”. Os agentes da Pastoral Familiar de várias partes do Brasil compartilharam os momentos de reflexão e de atividades que foram realizadas.
Além das atividades previstas para Semana Nacional da Vida, como os encontros disponibilizados no livro Hora da Vida, foram realizadas ações públicas que demonstraram a força de mobilização em prol da vida.
Confira:
Regional Nordeste 1
As primeiras fotos são da abertura da Semana Nacional da Vida, na Paróquia São José – Vila Pery – Região Episcopal Bom Jesus dos Aflitos, em Fortaleza (CE). Os fiéis da Diocese de Crateús (CE) também se reuniram para promover ações a favor da vida.
Regional Centro-Oeste
Na arquidiocese de Brasília (DF), ligada ao Regional Centro-Oeste da CNBB, as Famílias se reuniram nas casas para celebrar a Semana Nacional da Vida (Foto: Arquivo Pessoal)
Regional Sul 1
As famílias do Regional Sul1, que reúne as dioceses do Estado de São Paulo, promoveram uma Marcha pela Vida, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP).
Regional Nordeste 3
O Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe) promoveu diversos encontros, nas casas e nas comunidades e paróquias, para discutir sobre os temas do livro Hora da Vida.
Regional Oeste 1
Já em Mato Grosso do Sul, nas dioceses do Regional Oeste 1, foram realizados os sinais de vida e de esperança. Além disso, as grávidas receberam benção especial.
Nordeste 4
No Piauí (Nordeste 4), Dom Jacinto Furtado de Brito, celebrou um dos encontros da Semana Nacional da Vida. Os agentes da Pastoral Familiar também se reuniram para celebrar os encontros do Hora da Vida.
Regional Oeste 2
Em Mato Grosso foram realizadas procissões/passeatas para conscientizar as pessoas sobre a importância de defender a vida desde a concepção até o seu fim natural. Além disso, missas ao ar livre foram celebradas.
Regional Nordeste 5
No Maranhão (Regional Nordeste 5), além dos encontros propostos pelo Hora da Vida e das celebrações das missas, houve também benção especial para as grávidas e os sinais de demonstração da fé com o toque dos sinos e com as velas acesas.
Regional Sul 3
No Rio Grande do Sul, a Semana Nacional da Vida foi celebrada também com as crianças. O Dia do Nascituro também foi celebrado nas dioceses de Erechim e de Rio Grande.