Setembro é o mês da Bíblia. Para apoiar as famílias na prática do contato com a Palavra de Deus, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar disponibilizar o Hora da Palavra. Neste mês, o material aborda o tema: “Oração: respiro da vida”. Nesta edição, todos os temas dos encontros mensais estão voltados para a celebração do Ano Jubilar.
“Há muitas maneiras e muitas razões para orar; na base, há sempre o desejo de se abrir à presença de Deus e à sua oferenda de amor. A comunidade cristã se sente chamada e sabe que só pode recorrer ao Pai porque recebeu o Espírito do Filho”, destaca o subsídio.
O subsídio recorda as palavras do Papa Francisco: “Por esta razão, se numa noite de oração nos sentirmos fracos e vazios, se nos parecer que a vida tem sido completamente inútil, nesse momento devemos implorar que a prece de Jesus se torne também a nossa. ‘Hoje não posso rezar, não sei o que fazer: não me apetece, sou indigno, indigna’. Neste momento, devemos confiar n’Ele para que reze por nós. Neste momento, Ele está diante do Pai a rezar por nós, é o intercessor; mostra ao Pai as feridas por nós. Tenhamos confiança nisto!” (Papa Francisco, Audiência Geral, 28/10/20)
Por fim, o encontro sugere iniciar um itinerário de oração em família: leitura orante diária, terço, orações ao dormir, ao acordar e antes das refeições. Pequenas práticas que iluminam a vida cotidiana com o respiro da fé.
A base dos encontros é a Leitura Orante da Palavra de Deus, metodologia que contempla quatro degraus para rezar a partir dos textos bíblicos: leitura, meditação, oração e contemplação. O tema central para este ano jubilar foi tirado da carta da São Paulo ao Romanos “A Esperança não decepciona” (Rm 5,5).
Adquira
Para requisitar o exemplar impresso, acesse: https://www.lojacnpf.org.br/. A unidade custa R$ 5.