No sexto encontro do subsídio Hora da Palavra, o convite às famílias é para refletir sobre a participação nas mídias sociais. O material oferecido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) conta com roteiros para grupos e famílias meditarem em cada mês do ano, a partir da metodologia da Leitura Orante da Bíblia.
O objetivo do encontro preparado para este mês é ajudar as famílias a conduzirem o uso correto, adequado e saudável das mídias sociais pelos seus membros. O diagnóstico observado é de distanciamento e isolamento por causa do uso excessivo das novas tecnologias. Isso tem causado “sérios problemas e dificuldade em estar conectado com a realidade”, o que justifica a escolha do tema para reflexão.
O material não foca somente nos pontos negativos. Apesar de mostrar e alertar para os desafios e riscos do mal uso e dos excessos, o roteiro apresenta a contribuição que as mídias e redes sociais oferecem, além de incentivar uso para o bem da comunidade, para a evangelização e a aproximação da própria família.
A passagem bíblica proposta para o encontro traz o ensinamento de Jesus de que “a lâmpada do corpo é o olho”. Assim, o aprofundamento aponta para a Palavra de Deus, que “ajuda a educar nosso olhar no uso das mídias sociais, para que essas ferramentas nos ajudem a unir e não distanciar os membros familiares”
“Estas mídias podem dificultar a comunicação em família, quando as pessoas perdem a oportunidade de escutar e de interagir, parecem que estão presentes e, no entanto, não estão envolvidas com o que acontece ao seu redor, encontram-se isoladas apesar da presença física. É necessário ter um olhar atento para a realidade, esses meios de comunicação nos mantêm muito conectados com o mundo virtual e muito desconectados com a realidade”, orienta o aprofundamento do roteiro.