O Hora da Palavra neste mês de maio ressalta a peregrinação durante o Ano Jubilar. Desde o início do ano, o subsídio elaborado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) aborda, em encontros mensais, assuntos relacionados à celebração do Jubileu iniciado em dezembro do ano passado, com a abertura da Porta Santa, em Roma.
“Ao refletir sobre a peregrinação, elemento central do evento jubilar, queremos redescobrir a mística de Cristo peregrino, que deixou sua “casa celestial” e se encarnou no mundo, e a mística de Jesus de Nazaré, que se fez peregrino rumo à Jerusalém. Desejamos despertar e incentivar nossas famílias e comunidades a serem peregrinas da esperança, praticando peregrinações a lugares sagrados”, aponta o texto do encontro.
O subsídio destaca ainda que a peregrinação ajuda a redescobrir o valor do silêncio, do esforço e da essencialidade. “Para peregrinar, é preciso estar leve, despojar-se dos pesos inúteis, levar apenas o essencial e esforçar-se para que o cansaço, medo, incerteza e escuridão não bloqueiem o caminho. Para peregrinar, se deve partir e recomeçar sempre de novo, reencontrar o entusiasmo e a força de percorrer as várias etapas do percurso apesar das fadigas e dificuldades”, explica.
O texto também recorda que os fiéis poderão obter a Indulgência Jubilar se, individualmente ou em grupo, visitarem devotamente qualquer lugar jubilar e aí dedicarem um côngruo tempo à adoração eucarística e à meditação, concluindo com o Pai-nosso, a profissão de fé em qualquer forma legítima e invocações a Maria, Mãe de Deus.
A base dos encontros é a Leitura Orante da Palavra de Deus, metodologia que contempla quatro degraus para rezar a partir dos textos bíblicos: leitura, meditação, oração e contemplação. O tema central para este ano jubilar foi tirado da carta da São Paulo ao Romanos “A Esperança não decepciona” (Rm 5,5).
Adquira já!
Para requisitar o exemplar impresso, acesse: https://www.lojacnpf.org.br/. A unidade custa R$ 5.