A Penitenciaria Apostólica divulgou um decreto, nesta quarta-feira (5), relacionado ao 3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado em 23 de julho. Receberão a Indulgência Plenária todos os avós, idosos e fiéis que participarem da solene celebração eucarística que o Papa Francisco presidirá na Basílica de São Pedro por conta da data ou das diversas ações realizadas em todo o mundo. O pedido foi feito pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
A Indulgência Plenária exige as condições habituais de confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice. A Indulgência também poderá ser aplicada como sufrágio às almas do purgatório.
Poderão obter também a Indulgência Plenária, “sob a condição de distância de todos os pecados e da intenção de cumprir as três condições habituais o mais rápido possível, os idosos doentes e todos aqueles que, impossibilitados de deixar suas casas por um motivo grave, se unirão espiritualmente às funções sagradas da Jornada Mundial da Juventude, oferecendo ao Deus Misericordioso suas orações, suas dores e os sofrimentos de suas vidas, especialmente enquanto as palavras do Sumo Pontífice e as várias celebrações forem transmitidas pelos meios de comunicação”.
Dia Mundial dos Avós
Esta é a terceira vez que a Igreja Católica celebrará o Dia Mundial dos Avós. O Papa Francisco institui a comemoração em 2020, em meio à pandemia. O momento é celebrado sempre no último domingo de julho – próximo ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus.
Neste ano, a celebração do Dia Mundial dos Avós e Idosos tem como tema: “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50) e será celebrada no dia 23 de julho, pouco antes do início da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, Portugal (1º a 6 de agosto).