A Igreja celebra solenemente, neste dia 24 de junho, a Natividade de São João Batista, o último dos profetas, o precursor de Jesus. Para a data, o Serviço à Vida da Pastoral Familiar tem uma intenção proposta de oração e de ação concreta para ser promovida nas comunidades.
A mística desta celebração é o nascimento daquele que, ainda no ventre materno, ao receber a visita de Maria, grávida de Jesus, pula no ventre de sua mãe Isabel.
“Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegra em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo”.
Lc 1, 41
João Batista é descrito no livro do profeta Isaías como o mensageiro, que preparará o caminho do Salvador: “Voz que clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele'”.
Intenção
A proposta do Serviço à Vida para este dia é rezar pelas pessoas públicas e profissionais da área da saúde, para que busquem sempre o cuidado com os nascituros, anunciando à sociedade que a vida se inicia na concepção.
Propósitos
Como ação concreta, é sugerida a entrega de materiais, como panfletos, sobre o início da vida desde a concepção, na rua, na saída da missa, e em outros lugares.
Neste período de pandemia, é possível partilhar reflexões sobre o início da vida nas redes sociais.
Foto de capa: Murillo.Nacimiento_de_San_Juan_Bautista